Como a inteligência artificial vai mudar o futuro do mercado? O evento Spotlight, que celebra os 20 anos do Olhar Digital, traz 30 especialistas renomados do setor para responder essa pergunta em diferentes frentes. As palestras e painéis abordam desde as melhores práticas na geração de conteúdo até técnicas para monetizar seu trabalho.

Veja os destaques de tudo o que rolou no Spotlight até agora!

WhatsApp Image 2025 02 18 at 11.49.12 1 1Milhao Internet
Marisa Silva fez a abertura oficial do evento (Imagem: Olhar Digital)

Os destaques do Spotlight

Abertura com a apresentadora do Olhar Digital News, Marisa Silva

Edgard Gouveia, cofundador da Live Lab, foi o primeiro a subir ao palco. Em poucos minutos, Edgard propôs dinâmicas para descontrair o público e prepará-los para a manhã.

WhatsApp Image 2025 02 18 at 11.49.11 1Milhao Internet
Edgard Gouveia descontraiu o público antes do início das palestras (Imagem: Olhar Digital)

Em seguida, Marisa Silva, apresentadora do Olhar Digital News, fez a abertura oficial do Spotlight. Ela destacou o caráter pioneiro do programa em reportar assuntos relacionados à tecnologia e ciência de forma acessível.

E teve mais! Marisa convidou Delphis Fonseca, o primeiro apresentador do Olhar Digital News, a subir no palco e relembrar os velhos tempos.

WhatsApp Image 2025 02 18 at 11.49.12 1Milhao Internet
Delphis Fonseca, que já foi apresentador do Olhar Digital News, subiu ao palco (Imagem: Olhar Digital)

Por dentro da geopolítica da IA

A primeira palestra do dia foi de Alvaro Machado, neurocientista, futurista e colunista do Olhar Digital News.

Alvaro lembrou que o componente essencial por trás das tecnologias são os chips, que determinam a capacidade computacional. É essa pequena peça que dita o poder computacional das máquinas – e de um país. E daí vem a corrida tecnológica.

Por enquanto, vivemos uma unipolaridade, em que os Estados Unidos dominam o setor. A China, apesar de ser destaque, está atrás… mas não por muito tempo. O especialista acredita que isso deve mudar em breve e pode criar uma nova ordem global.


WhatsApp Image 2025 02 18 at 11.49.13 1Milhao Internet
Alvaro Machado Dias, neurocientista, futurista e colunista do Olhar Digital News (Imagem: Olhar Digital)

Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação, subiu ao palco para falar sobre os impactos da inteligência artificial nos negócios, mercado de trabalho e sociedade. O que podemos esperar do futuro?

Ele explicou a diferença entre tendência e hype: hype é quando a empolgação em relação a um assunto é sustentada por argumentos. Tendência é quando os números dão conta de justificá-la. E a IA é tendência: o crescimento na adesão é absurdo e a tecnologia já está impactando desde a operação de empresas até os usuários.

WhatsApp Image 2025 02 18 at 11.49.15 1Milhao Internet
Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação (Imagem: Olhar Digital)

Criar, Colaborar e Produzir na velocidade da Cultura através de AI

Em seguida, foi a vez de Gustavo Borrmann, Head do Creative Shop da Meta na América Latina.

A Meta é dona de algumas das principais redes sociais do mundo, como Instagram, Facebook e Threads, além do WhatsApp – mensageiro mais usado no Brasil. A big tech vem investindo pesado em inteligências artificiais e é uma das principais competidoras nessa “corrida das IAs”. 

WhatsApp Image 2025 02 18 at 11.49.16 1Milhao Internet
Gustavo Borrmann, Head do Creative Shop da Meta na América Latina (Imagem: Olhar Digital)

Impactos da IA na criação de conteúdo: a nova era da influência?

Na sequência, um painel: Alexandre Kavinski (líder de IA na WPP Brasil), Carla Mayumi (cofundadora da Talk Inc), Fatima Pissarra (CEO da Mynd) e Cris Dias (sócio fundador da Àmpere e Boa Noite Internet) conversaram sobre os impactos positivos e negativos da IA na criação de conteúdo – com participação especial de Domenico Massareto (fundador da Rain AI).

Entre os pontos negativos, os especialistas destacaram preocupações com IAs que replicam comportamentos humanos e com a falta de controle sobre as deepfakes, o que pode propiciar o compartilhamento de desinformação.

Me preocupa o uso de aplicativos que criam personas e replicam comportamentos humanos e conversas. Principalmente com pessoas jovens, que acabam indo por caminhos perigosos.

Camila Mayumi, cofundadora da Talk Inc

Mas nem tudo é ruim. Alexandre revelou que o WPP Brasil já usa a tecnologia no RH e que os resultados devem evoluir cada vez mais, aprendendo com dados e experiência anteriores. Já Fátima destacou o uso de IA para gravar vídeos – e lembrou da facilidade e rapidez no processo.

WhatsApp Image 2025 02 18 at 11.49.17 1 1Milhao Internet
Painel (Imagem: Olhar Digital)

IA na Comunicação: Promessa Infinita, Entrega Limitada

Alexandre Kavinski seguiu no palco, dessa vez para falar sobre o desafio da IA no setor de comunicação.


Ele destacou como o uso das ferramentas muda tudo – e, provavelmente, todo mundo lembra das primeiras experiências com a tecnologia. No entanto, ainda temos um problema: as IAs erram – e parte do desafio está no próprio treinamento delas.

Ele propôs um teste: perguntar a seis ferramentas de IA diferentes quem foi o 5º presidente do país. A maioria errou.

No final das contas, a IA pode até mudar tudo… mas não está pronta para ser usada na criação de conteúdos. Ainda.

WhatsApp Image 2025 02 18 at 11.49.18 1Milhao Internet
Alexandre Kavinski, líder de IA no WPP Brasil (Imagem: Olhar Digital)

Reimaginação Radical: Questione a Comunicação

Vanessa Mathias e Luciana Bazanella, cofundadoras da White Rabbit, propuseram algo bastante ambicioso: questionar o futuro. Por que as coisas acontecem? Para onde estamos indo?

Elas abriram espaço para perguntas da plateia e reforçaram a importância de fazer os questionamentos certos, que ajudarão a pensar as consequências do presente e das nossas ações.

As palestrantes também fizeram algumas proposições, para nos deixar pensando:

  • Nossos cérebros estão sendo afetados pela comunicação e pela IA.
  • A IA tem sede. A tecnologia anseia por inovação, mas, em troca, consome recursos, como água e energia;
  • A humanidade está em risco.

O que faremos sobre isso? Qual o futuro? Elas não deram respostas e cabe a cada um pensar.

67b49a070ae84c32337160c6 1Milhao Internet
Cofundadoras da White Rabbit, Vanessa Mathias e Luciana Bazanella (Imagem: Olhar Digital)

Re-imaginando a Criação de Vídeos com IA

Paulo Aguiar, cofundador da CRIA, falou sobre o uso criativo de IA e deu uma verdadeira aula sobre o potencial de geração de imagens e vídeos. Ele revelou dois segredos para criações melhores: bons prompts e usar a IA certa.

Em relação aos prompts, não seja genérico: é preciso ser detalhista – afinal, a IA obedece comandos. Dê informações sobre contexto, cenário, roupas e até gestos do personagem.

Já em relação à IA certa, algumas ferramentas são mais personalizáveis do que as outras. O ChatGPT, por exemplo, é bastante generalista e pode não agradar os usuários que querem replicar estilos em vários vídeos. Certifique-se de usar a melhor IA para seu objetivo.

67b4a146736aa415a689f1ac 1Milhao Internet
Paulo Aguiar, confundador da CRIA (Imagem: Olhar Digital)

Vídeo, IA & Monetização: O Futuro é Agora!

Lívia Ematné, Manager Director da Membrana Media na América Latina, subiu ao palco com uma proposta ambiciosa: ensinar o público a ganhar dinheiro usando IA.

Lívia lembrou que a grande maioria dos usuários prefere conteúdo em vídeo e que a produção é muito maior atualmente do que era há alguns anos. Ou seja, as empresas terão que se adaptar se quiserem se manter competitivas.

Além disso, o uso da IA não é apenas uma obrigação, mas pode trazer vantagens:

Hoje, conseguimos produzir de forma automática, em segundos e sem custos. Transformamos qualquer conteúdo estático em dinâmico.

Lívia Ematné

E quem sai ganhando é o usuário.

67b4a4f3a04448173aa2946f 1Milhao Internet
Lívia Ematné, Manager Director da Membrana Media na América Latina (Imagem: Olhar Digital)