A gestora Canary Capital enviou um documento 19b-4 à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para criar mais um ETF de criptomoeda. Só que não se trata de um fundo de Dogecoin (DOGE) ou XRP, mas sim de um ETF de HBAR, o token que alimenta a rede Hedera.
De acordo com a gestora, o Canary HBAR ETF é um fundo que “fornecerá exposição ao valor do ativo nativo da Hedera”. Este é o primeiro pedido para criar um ETF de HBAR nos EUA. Como resultado, o preço do token HBAR registrou ganhos de 5,05% nesta segunda-feira (24). O preço atual do token é de US$ 0,22, de acordo com o CoinGecko.


O registro 19b-4 apresentado pela Canary Capital é a alteração de um pedido feito pela gestora anteriormente. Já o formulário S-1 indica a intenção da gestora de criar um novo fundo totalmente do zero. Uma vez reconhecido pela SEC, o novo pedido será publicado no Registro Federal.
Esta segunda etapa é na qual estão pedidos de outros ETFs de criptomoedas, como Dogecoin (DOGE) e XRP. A Bitwise foi a primeira gestora a propor um ETF de DOGE, que agora está sob análise da SEC.
Por que a Hedera?
A Hedera é uma rede pública descentralizada que usa o algoritmo de consenso Hashgraph para facilitar transações rápidas e seguras. Esta rede não é descentralizada, mas possui empresas e organizações proeminentes responsáveis pela tomada de decisões. Além disso, este conselho também responde pela distribuição de tokens HBAR.
“Embora o objetivo principal da Hedera Network não seja operar um sistema de pagamentos ou reserva de valor, como a maioria das redes públicas de tecnologia de razão distribuída (“DLT”), a Hedera Network requer uma criptomoeda para operar adequadamente e incentivar o consenso e o comportamento na rede”, afirma o registro.
Esse pedido começou com o envio de um formulário S-1 para a criação do ETF de HBAR. No entanto, a SEC fez comentários e sugestões de mudanças, os quais a Canary acatou. Por isso eles voltaram a submeter o formulário do ETF com as modificações propostas, desta vez no formato 19b-4.
Eric Balchunas, analista de ETFs da Bloomberg, também comentou a respeito do pedido da Canary. Segundo o analista, essa nova submissão coloca o pedido da gestora junto com o ETF de Litecoin como os “líderes” na corrida pela aprovação de novos ETFs.


O preço do token da Hedera, o HBAR, teve um pequeno pico na segunda-feira e foi negociado em torno de US$ 0,22 no momento da publicação deste texto.
Em 2024, a Canary Capital entrou com um pedido formal para lançar um ETF de Litecoin nos Estados Unidos. O objetivo é atrair investidores interessados em criptomoedas sem a complexidade de lidar diretamente com ativos digitais. Atualmente, o pedido é um dos que estão sob análise na mesa de Paul Atkins, novo presidente da SEC.
Leave a Comment