Os brasileiros que desejam diminuir ou eliminar a necessidade de bancos tradicionais para fazer pagamentos contam agora com dois novos cartões cripto: um da fundação Avalanche e outro da Uphold, que será o primeiro cartão de crédito cripto (será possível usar o cartão sem precisar vender ou gastar suas criptomoedas).

No caso da Avalanche, o cartão foi lançado em parceria com a Rain e com a bandeira Visa. O cartão está atualmente disponível em regiões selecionadas da América Latina, como o Brasil, e nos Estados Unidos, com a disponibilidade se expandindo ao longo do tempo.

O Cartão Avalanche permite que os usuários gastem USDC, USDT, Wrapped AVAX (wAVAX) e AVAX tanto online quanto em lojas físicas.

“Com o Cartão Avalanche, sua criptomoeda se torna uma ferramenta de empoderamentos. À medida que os ativos digitais ganham ampla adoção, estamos liderando casos de uso tão familiares quanto passar um cartão de crédito”, disse John Wu, presidente da Ava Lab.

Diferente dos cartões de crédito tradicionais, o Cartão Avalanche está vinculado a uma carteira de auto-custódia, garantindo que os usuários tenham controle total sobre seus fundos, sem depender de intermediários, como bolsas ou bancos. Cada ativo é gerenciado por meio de um endereço de carteira único, e as chaves privadas permanecem exclusivamente na posse do usuário.

O Cartão Avalanche permite transações em qualquer lugar do mundo direto em cripto, sem precisar de conversões manuais em moedas fiat.

553e54a06a1030e6c8587d2587403e29 1Milhao Internet

Uphold lança cartão de crédito cripto

Já a Uphold anunciou uma parceria com a Exactly, que permitirá aos usuários obter empréstimos garantidos por cripto e utilizá-los diretamente em um cartão de crédito. Ao mesmo tempo, os credores poderão ganhar rendimento ao fornecer liquidez ao protocolo.

A proposta da Uphold foi aprovada hoje pela DAO do Exactly Protocol e foi projetada para oferecer aos clientes um cartão de crédito lastreado em criptoativos, aumentar a liquidez do Exactly Protocol e integrar o cartão à plataforma da Uphold. O serviço será inicialmente disponibilizado no Brasil, e em outros países da América Latina.

A solução combina os primeiros empréstimos DeFi com taxa fixa e um cartão de crédito integrado com criptomoedas. Ela resolve um problema crucial para os usuários que desejam fazer compras diárias utilizando o valor de seus criptoativos, sem precisar vendê-los. Os usuários terão a opção de receber um cartão de crédito com pagamentos parcelados em taxas fixas.

“Estamos muito animados porque nossa parceria com a Exactly coloca essa solução à frente de outras ofertas CeFi/DeFi, pois permite o uso real de criptomoedas para gastos cotidianos”, disse Simon McLoughlin, CEO da Uphold. “Este é o verdadeiro DeFi aplicado à vida real, cumprindo a promessa fundamental das criptomoedas: acesso universal a serviços financeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.”

Como funciona

  • Colateral e limite de crédito: Os ativos depositados pelos usuários atuam como garantia e determinam o limite de crédito. Os depósitos feitos no Exa App são alocados nos mercados de empréstimo do Exactly Protocol, gerando rendimento variável com base na demanda dos tomadores de empréstimos.
  • Empréstimos on-chain: Quando um usuário faz uma compra com o cartão, o Exa App toma emprestado automaticamente o valor necessário no mercado de empréstimos de taxa fixa do Exactly Protocol. Os fundos são convertidos para USD e enviados diretamente ao comerciante. A taxa de juros do empréstimo é fixa e definida no momento da transação.
  • Empréstimos e rendimentos on-chain: Os credores podem fornecer liquidez ao protocolo, que ajusta as taxas de juros dos tomadores com base no capital disponível. À medida que os empréstimos são pagos em taxas fixas, os credores recebem rendimentos sobre seus depósitos.
  • Parcelamento e pagamento: Os usuários podem quitar o empréstimo em até seis parcelas fixas, programadas a cada 28 dias. Também podem pagar o saldo a qualquer momento para liberar crédito ara futuras compras.

Com esta parceria, a Uphold planeja investir em tokens de governança EXA e atuar como parceira exclusiva de distribuição CeFi. Além disso, a Uphold pretende integrar o serviço ao aplicativo Uphold em mercados fora da Europa e América do Norte.

Empresas que utilizam a plataforma Uphold também poderão oferecer essa solução aos seus clientes em mercados específicos.


“O DeFi abriu grandes oportunidades para a liberdade financeira, mas a adoção ainda é limitada devido a problemas de usabilidade”, disse McLoughlin. “Para a maioria das pessoas, lidar com frases-semente, assinar transações on-chain e gerenciar taxas de gás voláteis são barreiras enormes. Além disso, poucos comerciantes aceitam cripto como pagamento.”