A brasileira Doris desenvolveu um “provador digital” que usa IA para simular o caimento das peças, o que atraiu a atenção da Nvidia

Fachada da Nvidia em Santa Clara, Califórnia (EUA)
Empresa elogiou startup chinesa e não se preocupou muito com queda brusca e histórica (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

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A startup brasileira Doris desenvolveu um “provador digital” que usa inteligência artificial para simular o caimento das peças. Isso permite que o comprador verifique se a compra vai servir mesmo adquirindo produtos pela internet.

O trabalho chamou a atenção de uma das empresas mais valiosas do mundo. A Nvidia vai oficializar uma parceria com a startup brasileira para que o provador virtual seja uma ferramenta oficial da loja da companhia.

  • Toda a tecnologia por trás do provador virtual foi desenvolvida de forma proprietária pela startup, que reúne uma equipe de 70 funcionários, a maioria engenheiros e pesquisadores especializados em inteligência artificial.
  • Com um investimento inicial de US$ 20 milhões, a Doris passou quatro anos refinando a solução antes de levá-la a mercado, o que aconteceu no ano passado.
  • A promessa é não precisar sequer pegar fila para o provador e provar uma sucessão de peças para saber qual tem melhor caimento ou combina mais com o estilo de cada um.
  • Nas lojas, será possível simplesmente digitar sua altura, tirar uma foto em um aplicativo para verificar como fica o look.
  • Outra opção é recorrer a um totem com a mesma funcionalidade.
  • A mesma experiência poderá ser aplicada por quem preferir a compra on-line.
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Provador com IA foi desenvolvido por startup brasileira (Imagem: divulgação/Doris)

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Startup também tem parceria no Oriente Médio

Agora, a ferramenta será instalada na sede da Nvidia, no Vale do Silício, como um exemplo prático do uso da IA no varejo. Mas não pense que esta é a primeira parceria internacional conquistada pela startup brasileira.

No Oriente Médio, a Doris fechou um acordo com o Grupo Abuissa, no Catar, para a adoção da tecnologia em shopping centers da região. O provador digital vai permitir que as mulheres experimentem as roupas no celular, preservando a privacidade delas.


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Tecnologia atraiu os olhares da gigante Nvidia (Imagem: divulgação/Doris)

Já no Brasil, marcas como Aramis, Reserva, Vans, Decathlon e Track&Field já utilizam o provador digital. A Nike, por sua vez, tem testado a aplicação da ferramenta em lojas físicas brasileiras, por meio de um totem ou escaneando QR Codes disponíveis nas peças.

A aposta da startup, que agora busca investidores para acelerar a expansão internacional, é avançar para que o sistema vá além do provador digital e se torne uma espécie de assistente inteligente de moda, capaz de sugerir combinações de looks e indicar peças alinhadas ao estilo do usuário. As informações são de O Globo.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital


Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.