Siga o CriptoFacil no
Google News CriptoFacil

O número global de caixas eletrônicos de Bitcoin subiu para 38.766 em 2024, se aproximando das perdas de máquinas em 2023, um dos piores anos para a indústria. Com 31.504 máquinas, os Estados Unidos dominaram o mercado, seguido por Canadá e Europa, onde o Bitcoin segue se expandindo. O Brasil também está na lista, com 9 caixas espalhados em dois estados.

A imagem apresenta um gráfico de área que ilustra o crescimento das instalações de caixas eletrônicos de criptomoedas, mostrando uma escalada significativa desde 2014. No eixo vertical, o número de caixas eletrônicos é representado, indo de 0 a 50.000. O eixo horizontal se estende do ano de 2014 até 2025. Observa-se um crescimento gradual e uma aceleração a partir de 2017, com o número de caixas eletrônicos alcançando quase 40.000 em 2024. A fonte dos dados é "coinatmradar.com". Esse gráfico destaca a crescente adoção das criptomoedas em todo o mundo.
Número de ATM de Bitcoin subiu em 2024 e após perdas significativas em 2023. Fonte: Coin ATM Radar.

Desenvolvido em meados de 2008, o Bitcoin foi criado para ser um meio de pagamento seguro, transparente e acessível, superando o papel dos bancos no mercado global de trocas. Ao menos, era isso, o que Satoshi Nakamoto escreveu em ‘Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System’, o manifesto da criptomoedas.

Passados 16 anos do lançamento da criptomoedas, que completou aniversário no último dia 3 de janeiro, o Bitcoin se transformou em algo muito maior do que o previsto. Hoje, a criptomoeda é um meio de pagamento seguro, transparente e acessível em nível global, mas tornou-se um ativo digital valiosíssimo também. Atualmente vendido por cerca de US$ 100 mil, o Bitcoin é um dos ativos com maior volatilidade e que mais entrega em termos de rentabilidade.

No entanto, apesar do sucesso como ativo digital, o token continua tendo como seu papel primordial a troca de valores entre pares. Por isso, diversas empresas de comercialização de tokens investem na criação de caixas eletrônicos de BTC. Diferentemente dos caixas eletrônicos de bancos tradicionais, os ATM de Bitcoin permitem a compra e venda da criptomoeda, em dinheiro, cartão de crédito ou débito.

ATM de Bitcoin em 74 países

O projeto Coin ATM Radar reúne todos os caixas eletrônicos de Bitcoin espalhados pelo mundo. De acordo com os dados do projeto, o número de ATMs de Bitcoin aumentou em 2024. Isso ocorreu depois de registrar perdas preocupantes em 2023, de mais de 3 mil caixas eletrônicos de Bitcoin.

Em janeiro de 2024, o número de caixas eletrônicos de Bitcoin era de 36.551. Um ano depois, o número subiu para 38.766. Ou seja houve um crescimento de 6,02% em relação ao ano anterior.

Os Estados Unidos continuam a concentrar a maior quantidade de ATM de Bitcoin, com 31.504 caixas eletrônicos, ou 81,27% da participação global. Do total, 1.093 foram instalados apenas no ano passado. Em segundo lugar está o Canadá, com 229 novos ATMs de Bitcoin.

Em terceiro lugar está a Zona do Euro, que teve um crescimento 7,5%. No total, 116 novas máquinas chegaram ao velho continente. No Brasil existem 9 ATM de BTC , 3 em São Paulo, 1 em Bauru, 1 em São Bernardo do Campo, 3 no Rio de Janeiro e 1 em Petrópolis.

Siga o CriptoFacil no
Google News CriptoFacil