Tudo sobre Inteligência Artificial
Pesquisadores do Google e da Universidade de Stanford (EUA) descobriram que uma conversa de duas horas com um modelo de inteligência artificial (IA) pode permitir à tecnologia criar réplica precisa da personalidade de uma pessoa.
No estudo, publicado no servidor de pré-impressão arXiv, os cientistas treinaram agentes de IA com base em entrevistas com 1.052 indivíduos. Essas entrevistas abordaram aspectos, como valores e opiniões dos participantes, permitindo que a IA capturasse nuances que pesquisas tradicionais não conseguem.
Réplicas podem ajudar a área de pesquisa
- O modelo de IA gerado teve 85% de precisão ao imitar respostas humanas em testes de personalidade e jogos lógicos;
- Os pesquisadores acreditam que essas réplicas podem ser úteis em cenários de pesquisa, como avaliar políticas públicas, estudar comportamentos em larga escala ou simular reações sociais a eventos significativos;
- Embora os agentes de IA tenham sido eficazes em replicar atitudes e comportamentos sociais, seu desempenho foi mais fraco em tarefas envolvendo dinâmica social e tomada de decisões econômicas.
Leia mais:
O estudo também destaca o risco de abuso dessa tecnologia, como no caso de deepfakes. No entanto, os pesquisadores acreditam que a IA pode ajudar a entender o comportamento humano de maneiras éticas e controladas, oferecendo novas possibilidades de pesquisa.
O autor principal do artigo, Joon Sung Park, vê essa tecnologia como forma de simular decisões humanas em ambientes experimentais controlados. “Se você puder ter um bando de pequenos ‘vocês’ correndo por aí e tomando realmente as decisões que você teria tomado — isso, eu acho, é, em última análise, o futuro”, disse, em comunicado.
Leave a Comment