O preço do bitcoin voltou a recuperar nesta terça-feira (14), uma recente alta que chama atenção do mercado, ao recuperar a faixa de preços de US$ 95 mil por BTC.

Assim, o bitcoin acumula uma alta nas últimas 24 horas de 5,07%, enquanto desvaloriza 0,88% nos últimos sete dias. Na última segunda-feira (13), por exemplo, a cotação atingiu a mínima de 90 mil por unidade.

Com isso, muitos investidores temem que novas quedas ocorram no curto prazo, o que tem levado o índice de medo e ganância a operar para um lado nada amistoso.

Índice de Medo e Ganância atinge menor nível desde outubro de 2024 e chama atenção para quedas no preço do bitcoin no início de 2025

Com a medida apurada pelo Livecoins no dia 14, o índice de medo e ganância se mantinha na região “Neutra”, ou seja, nem otimista e nem pessimista.

🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.

Contudo, o valor é o menor desde outubro de 2024, última vez em que o bitcoin tinha seu preço na região do “Medo”. Assim, após altas no mercado o índice variou para zona de otimismo, onde se manteve até o dia 16 de dezembro de 2024.

Agora no início de 2025, com a medida em 46, o índice arrisca sair da zona neutra para uma zona de medo, o que poderia levar mais investidores a venderem com o novo possível FUD de mercado.

Índice de medo e ganância no início de 2025 mostra valor baixo, próximo de sair do neutro para zona perigosaÍndice de medo e ganância no início de 2025 mostra valor baixo, próximo de sair do neutro para zona perigosa
Índice de medo e ganância no início de 2025 mostra valor baixo, próximo de sair do neutro para zona perigosa. Fonte: CoinMarketCap no dia 14/01/25.

Vale lembrar que, apesar do nível do índice ser o menor desde outubro de 2024, a mínima anterior segue em setembro de 2024, quando o Fear And Greed do Bitcoin atingiu apenas 26.

Se medo retornar, investidores de longo prazo podem voltar as compras

Quem vendeu seus bitcoins na alta de dezembro de 2024, quando o índice atingiu o nível de otimismo, pode ter realizado um bom lucro. Assim, caso o mercado retorne para a zona de medo em breve, os investidores de longo prazo podem voltas as compras.

Isso porque, o indicador se baseia no fato de vender quando o mercado está com muito otimismo, e comprar quando está com medo. Ou seja, o medo não é um pouco ruim para quem investe no longo prazo, mas sim uma nova oportunidade para comprar dos investidores que estão liquidando “na hora errada”.

De qualquer forma, o indicador não deve ser analisado de forma isolada, com os investidores se mantendo atentos ao seu gerenciamento de risco para evitar grandes prejuízos em suas operações.