Confira os destaques do Olhar Digital News desta quarta-feira (15):

China planeja colocar a primeira bandeira tremulante na Lua

Com a missão Chang’e 6, a China trouxe para a Terra as primeiras amostras do lado oculto da Lua. As viagens ao nosso satélite natural estão entre os grandes destaques dos chineses, que se consolidam como grande potência da atual era da exploração espacial – e já tem mais duas missões, a Chang’e 7 e 8, planejadas.

Um outro projeto do país não deixa de ser interessante: cientistas do Laboratório de Exploração do Espaço Profundo trabalham no desenvolvimento de uma bandeira capaz de tremular na tênue atmosfera lunar.

Segundo a ciência, existe um horário certo para o cafezinho

Um estudo feito nos Estados Unidos descobriu que tomar café pela manhã faz toda diferença. De acordo com o trabalho, quem tomou a bebida antes do meio-dia teve 16% menos chance de morrer por qualquer causa e 31% menos chance de morrer por doenças do coração.

Chatbots podem ser induzidos a dar respostas falsas

A inteligência artificial tem avançado rapidamente, mas pode ter efeitos preocupantes: por exemplo, é muito fácil “enganar” essas tecnologias – como os chatbots – com informações erradas.

Cientistas do Centro Médico Langone Health, da Universidade de Nova York, mostraram como até mesmo uma pequena quantidade de dados falsos pode contaminar o aprendizado de máquinas quando o assunto é documentos médicos, levando a respostas erradas e confusões.

O governo de Joe Biden criou uma regra em que proíbe a venda de carros novos nos Estados Unidos com tecnologia chinesa ou russa, alegando risco à segurança nacional. Essa medida foi apresentada como uma forma de proteger dados sensíveis, como informações de motoristas, e evitar que adversários estrangeiros possam até manipular veículos remotamente.

A norma começará a ser aplicada de forma gradual, com restrições já previstas para os modelos de 2027, e outras até 2030. 


Brasil está entre os países que mais usam IA no mundo

O Brasil está na vanguarda do uso da inteligência artificial. Uma pesquisa feita pelo Google em parceria com a empresa de análise de mercado Ipsos revela que os brasileiros estão usando a tecnologia generativa mais do que a média mundial.

O estudo mostrou que 54% dos brasileiros já usam IA generativa, superando a média global de 48%. E mais: a maioria no Brasil vê a inteligência artificial com otimismo.

O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira em nossas redes sociais!