Siga o CriptoFacil no
Google News CriptoFacilGoogle News CriptoFacil

Após os ETFs de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), o próximo fundo a chegar no mercado pode ser o ETF de Litecoin (LTC). De acordo com James Seyffart, analista de ETFs da Bloomberg, esse fundo pode chegar ainda em 2025.

O analista destacou que a gestora Canary Capital apresentou um formulário de registro S-1 alterado em relação à sua proposta de ETF de Litecoin. Com isso, Seyffart destacou que a própria Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) pode ter se reunido com a gestora para agilizar o processo.

“Nenhuma garantia — mas isso pode ser indicativo do envolvimento da SEC no arquivamento. Ainda não há arquivamento 19b-4, no entanto”, explicou Seyffart. Como resultado desta especulação, a LTC abriu em alta de 16% nesta quinta-feira (16), e seu preço atingiu US$ 120.

Previsão sobre ETF de Litecoin.Previsão sobre ETF de Litecoin.
Fonte: James Seyffart/X.

Gestora registra ETF de Litecoin

O pedido da Canary Capital não é novo, pois a gestora enviou o formulário S-1 registrando sua proposta em outubro de 2024. Na quarta-feira (15), a empresa apresentou uma versão alterada deste formulário.

De acordo com o registro, o U.S. Bancorp Fund Services atuaria como administrador do ETF, enquanto a Coinbase e a BitGo atuariam como custodiantes dos LTC.

Alguns observadores da indústria, incluindo os analistas da Bloomberg, sugeriram que a modificação do registro poderia ser uma indicação do interesse da SEC. Essas modificações geralmente ocorrem depois que a agência propõe mudanças às gestoras, que então enviam o formulário 19b-4 com as modificações solicitadas.

No entanto, Seyffart frisou que não houve nenhum registro 19b-4, que é um requerimento formal para mudança de regra que inicia o processo de aprovação. Isso significa que a Canary Capital pode até ter feito as mudanças, mas ainda não fez o envio para a SEC.

O S-1 é um formulário emitido pelas gestoras e empresas quando elas querem criar algum fundo ou emitir ações via uma Oferta Pública Inicial (IPO). Já o formulário 19b-4 serve para propor mudanças em pedidos já feitos e/ou em bolsas reguladas nos EUA.

Próximos passos

Embora o arquivamento S-1 alterado marque um progresso, não há certeza de quando a aprovação do ETF de Litecoin será concluída. Afinal, a SEC vai passar por mudanças na semana que vem, com a gestão Gary Gensler dando lugar a gestão de Paul Atkins, indicado pelo presidente eleito Donald Trump.

O envio de um requerimento 19b-4 iniciaria formalmente o processo de decisão da SEC, mas a Canary Capital não deu nenhuma indicação de quando isso aconteceria.

O pedido original da Canary identificou a Litecoin como um blockchain que teve “100% de tempo de atividade desde seu início“, observando sua segurança e estabilidade como pontos fortes. Dada a mudança de postura da SEC, o analista Eric Balchunas apontou que são grandes as chances desse ETF ser aprovado ainda em 2025.


Siga o CriptoFacil no
Google News CriptoFacilGoogle News CriptoFacil