Atualmente, está em discussão na Suprema Corte norte-americana o banimento do TikTok dos Estados Unidos. Para evitar que isso ocorra, fontes ligadas às autoridades chinesas sugerem uma possível aquisição da empresa por Elon Musk.
Com isso, a ideia do governo chinês é transferir o controle do TikTok nos EUA para o X (antigo Twitter) — comandado pelo bilionário da Tesla. Por sua vez, este pode ser um movimento com grande influência sobre o mundo cripto.
Vale lembrar que as mídias sociais e as criptomoedas estão cada vez mais integradas. Sem contar que, só nos Estados Unidos, a base de usuários do TikTok conta com mais de 170 milhões de pessoas. Dessa forma, o “Efeito Musk” pode impactar diretamente o setor cripto.
Venda do TikTok para Musk: impactos no cenário global
Dentro do processo eleitoral norte-americano, que culminou na vitória de Donald Trump, Elon Musk exerceu um papel muito importante. Afinal, o bilionário esteve entre os principais apoiadores do presidente eleito.
Assim, diante da iminente proibição do TikTok nos EUA, a venda da rede social pode ser um caminho a ser seguido pelos chineses. Embora não seja esse o foco inicial, a proximidade de Musk com o governo norte-americano pode gerar novas possibilidades para o futuro da rede social.
Vale lembrar que o TikTok é controlado por uma empresa chinesa, o que não é visto com bons olhos em solo americano. Nesse cenário, o aplicativo perderia suporte no país, impossibilitando assim o acesso de mais de 170 milhões de usuários.
Esse tipo de discussão, porém, pode gerar inúmeras implicações no cenário global. Isso inclui tanto questões ligadas a aspectos tecnológicos quanto econômicos e geopolíticos. Além disso, a associação de Musk ao TikTok poderia atrair novos investidores.
Com isso, empresas relacionadas à tecnologia poderiam sofrer um grande impacto positivo. Afinal, esse tipo de aquisição tende a trazer inovações no modelo de negócios da plataforma.
Por exemplo, pagamentos e recompensas poderiam ser introduzidos para criadores de conteúdo. Portanto, com o TikTok sob a gestão de Elon Musk, não faltam possíveis cenários que culminam na adoção de modelos de monetização baseados em criptomoedas.
Inclusive, Musk tem um amplo histórico no setor cripto, sobretudo em moedas como Bitcoin (BTC) e Dogecoin (DOGE). Consequentemente, essa integração pode ainda alimentar as especulações e a volatilidade no preço dos ativos cripto.
Relação entre eventos políticos e o hype das memecoins
Intimamente ligados, os eventos políticos geram um fenômeno interessante no universo cripto. Em geral, isso se deve principalmente às incertezas econômicas, que podem impactar o Bitcoin e, consequentemente, influenciar o preço das memecoins.
Outro detalhe é que acontecimentos políticos ou mesmo a declaração de pessoas influentes, como no caso de Elon Musk, podem aumentar a atenção sobre certos tokens. Não por acaso, alguns tweets do bilionário dono da Tesla — e possível gestor do TikTok nos EUA —, já gerou uma explosão no preço de memecoins, como o Dogecoin.
Além disso, muitos memecoins prosperam em plataformas como X (antigo Twitter) e, porque não, o TikTok. Afinal, trata-se de redes sociais, onde personalidades influentes, podem fazer declarações rápidas que podem impulsionar o valor de uma memecoin.
https://x.com/Kekius_Maximus/status/1878134664814358956
Outro detalhe é que o TikTok é uma plataforma de vídeos curtos altamente virais. Perfeito, portanto, para fazer piadas ou mesmo criar movimentos que podem explorar ou promover uma nova memecoin.
Inclusive, o público mais jovem é fortemente influenciado por narrativas visuais, o que pode ajudar a valorização de algumas memecoins. Porém, ao contrário do Bitcoin, tokens meme geralmente não têm fundamentos sólidos. Em vez disso, elas prosperam com base na atenção do público, humor coletivo e especulação.
Assim sendo, as redes sociais funcionam como catalisadores desse tipo de atenção. Aliás, elas transformam histórias e memes virais em movimentos financeiros reais. O mesmo se dá em eventos puramente políticos, uma vez, por meio das mídias sociais, eles potencializam emoções, como medo, incerteza ou otimismo.
Dessa forma, as memecoins podem entrar no hype, trazendo uma maneira leve sobre o assunto. Alguns exemplos disso são os tokens PolitiFi, que unem debates e apostas políticas com humor e entretenimento.
Por que o token Wall Street Pepe pode explodir?
Em meio a esse cenário, o Wall Street Pepe se destaca. Afinal, trata-se de um projeto, com token próprio, que se inspira em tendências culturais e de mercado. Portanto, assim como outras memecoins, o Wall Street Pepe prospera na convergência entre entretenimento e humor.
Porém, ele também traz utilidade sólida, uma comunidade bastante engajada e potenciais lucros reais. Portanto, o projeto reúne os principais elementos para uma eventual valorização significativa com o surgimento de mais uma rede social popular no controle de Elon Musk. Dito isso, detalhamos abaixo os principais aspectos do Wall Street Pepe:
- Foco na comunidade: tokens como o Wall Street Pepe apostam na união de pequenos investidores. Isto é, eles oferecem um ambiente de trocas de informações e calls exclusivas, antes restritas apenas aos grandes players do mercado. A ideia é democratizar o acesso a informações, que costumam antecipar movimentos importantes de preço;
- Potencial de hype: o token do Wall Street Pepe ($WEPE), demonstrando o seu hype, é um dos projetos em pré-venda mais bem desenvolvidos atualmente. Em termos de apoiadores, o projeto reúne uma legião de seguidores. No X, por exemplo, são quase 35 mil usuários. Já no Telegram, há mais de 15 mil usuários inscritos;
- Listagem e perspectiva de valorização: o interesse inicial no projeto aponta para uma eventual explosão de preço quando o token for oficialmente listado em exchanges. Ainda em fase de CTO, cada token está US$ 0,00036647 — até o próximo aumento de preço. Além disso, já arrecadaram mais de US$ 47,8 milhões até aqui.
Considerações finais
A possível venda do TikTok para Elon Musk, discutida no contexto de proibir ou não o aplicativo nos Estados Unidos, representa muito mais do que uma simples transação comercial. A influência política, o poder midiático de Musk e a força viral do TikTok podem acelerar ainda mais a integração entre redes sociais e, principalmente, as memecoins.
Nesse cenário, tokens como o Wall Street Pepe se encaixam perfeitamente em uma cultura que valoriza engajamento, memes e a possibilidade de ganhos rápidos. Com a eventual “benção” de Musk (direta ou indireta) e a interação de milhões de usuários, o impacto no mercado cripto em 2025 pode ser substancial, impulsionando novos projetos e mudando o comportamento dos investidores em todo o mundo.
Visite o Wall Street Pepe
Aviso: Este artigo tem funcionalidade exclusivamente informativa, e não constitui aconselhamento de investimento ou oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.
Leave a Comment