Tudo sobre Inteligência Artificial
A era dos capacetes inteligentes chegou para os motociclistas. A startup norte-americana Intelligent Cranium Helmets (ICH) apresentou na CES 2025, em Los Angeles, o iC-R, uma linha de capacetes que promete revolucionar a segurança no trânsito ao eliminar pontos cegos, integrar sistemas de conectividade e adicionar funcionalidades tecnológicas avançadas.
A startup norte-americana nasceu há 10 anos com o objetivo de construir capacetes inteligentes. O CEO e cofundador, Ambrose Dodson, disse que queria um produto mais seguro para mudanças de faixa e que evitasse pontos cegos. Dez anos depois e, agora, com a inteligência artificial a todo vapor, a empresa apresenta um capacete que combina tecnologia, inovação e proteção.
Leia mais:
Tecnologia para visão 360° e mais segurança
O grande destaque do iC-R é a capacidade de oferecer um campo de visão de 360 graus. Isso é possível graças a duas câmeras traseiras que capturam imagens em 240 graus, integradas a uma tela de realidade aumentada acima da linha de visão do piloto. Somado ao campo de visão natural do motociclista, o sistema cobre todos os ângulos, eliminando pontos cegos.
Além disso, o capacete possui uma câmera frontal de 1080p e 152 graus de alcance, ideal para gravar viagens. Um simples comando de voz ativa a gravação, dispensando a necessidade de câmeras. O iC-R vem equipado com alertas de proximidade que ajudam a evitar colisões laterais, sistema de detecção de acidentes capaz de acionar emergências automaticamente e integração com Bluetooth e redes móveis para comunicação com até 15 outros pilotos. Informações como velocidade, direções de GPS e notificações aparecem sem desviar a atenção do piloto.
Com tantas funcionalidades, o peso e a autonomia da bateria poderiam ser desafios. No entanto, o iC-R consegue um equilíbrio: seu peso é de 1,71 kg, apenas 27 gramas a mais que capacetes tradicionais como o Shoei RF1400, e sua bateria oferece entre 5 e 7 horas de uso, com a opção de recarga durante o trajeto.
Disponível em quatro modelos, os preços do iC-R variam de US$ 650 na versão Economy a US$ 1.850 na Sport Plus, dependendo das funcionalidades incluídas. Embora mais caro que capacetes tradicionais, o custo reflete as múltiplas tecnologias integradas. As críticas ficam por conta da quantidade de informações na tela, que podem ser uma distração em alguns momentos.
Leave a Comment