Mark Uyeda, apontado como presidente da SEC por Donald Trump, anunciou a criação de uma equipe dedicada ao setor de criptomoedas nesta terça-feira (21). Dentre os nomes mencionados estão o de Hester Peirce, Richard Gabbert e Taylor Asher.
Criticando o governo anterior por “operar de maneira retroativa e reativa”, o texto destaca que essa Força-Tarefa terá a missão de “definir um caminho regulatório sensato que respeite os limites da lei”.
“A clareza sobre quem deve se registrar, e soluções práticas para aqueles que buscam se registrar, tem sido evasiva. O resultado tem sido uma confusão sobre o que é legal, criando um ambiente hostil à inovação e propício à fraude. A SEC pode fazer melhor”, apontou Uyeda.
A indústria tem criticado essa falta de clareza regulatória há anos. No entanto, agora até mesmo bancos estão demonstrando interesse em oferecer serviços caso o setor seja regulado.
Equipe de criptomoedas da SEC deve mudar o rumo do setor no país
A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC, processou diversas empresas de criptomoedas nos últimos anos. Alguns casos receberam o apoio público, já que puniam golpistas, mas outros não eram tão simples assim.
Com a saída de Gary Gensler e a entrada de Mark Uyeda como presidente da SEC, a nova “Força-Tarefa das Criptomoedas” promete acabar com essa caça as bruxas.
Um nome em destaque é o de Hester Peirce, nomeada como líder dessa equipe. No passado, a advogada defendeu o setor abertamente por diversas vezes, afirmando, por exemplo, que seria burrice se a SEC tentasse banir o Bitcoin.
Ao seu lado, Richard Gabbert trabalhará como chefe de gabinete e Taylor Asher atuará como chefe de políticas.
“Estou ansioso pelos esforços da Comissária Peirce para liderar a política regulatória sobre criptomoedas, que envolve várias divisões e escritórios da SEC”, disse Uyeda, novo presidente da SEC.
Um dos destaques será a colaboração com a CFTC (Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA), agência que tinha desentendimentos com a SEC em questões regulatórias.
A CFTC também passou por mudanças, com Caroline Pham assumindo o cargo de presidente que antes era ocupado por Rostin Behnam. Com mais de 10 anos de experiência com criptomoedas, Pham declarou que deseja regular o setor de forma holística, ou seja, de forma abrangente.
Por fim, ainda que Trump não tenha falado uma palavra sobre a indústria de criptomoedas em sua posse, tais nomeações mostram que seu governo está destinado a cumprir às promessas feitas em sua campanha.
Leave a Comment