Um tribunal americano reverteu a decisão sobre um processo ligado ao Tornado Cash, mixer na rede Ethereum usado para aumentar a privacidade de transações. Como consequência, a criptomoeda TORN opera em alta de 160% nas últimas 24 horas.

A medida foi tomada nesta terça-feira (21), um dia após Donald Trump tomar posse do cargo de presidente dos EUA. No mesmo dia, Trump concedeu perdão a Ross Ulbricht, fundador da Silk Road.

Tais ações mostram o comprometimento do presidente americano com as suas promessas eleitorais. Nas redes sociais, Trump citou o “movimento libertário” e o grande suporte à sua campanha.

Tribunal revoga decisão sobre Tornado Cash

Em 2022, os EUA sancionaram o Tornado Cash, usado para aumentar a privacidade de transações de Ethereum. Logo depois, o desenvolvedor Alexey Pertsev foi condenado a 5 anos e 4 meses de prisão na Holanda.

🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.

Já nos EUA, um grupo alegou que tais sanções seriam ilegais. Isso porque o Tornado Cash foi construído em cima da rede Ethereum, sendo impossível derrubá-lo como acontece com mixers similares, mas que operam na web2.

Nesta terça-feira (21), um dia após a posse de Trump, um tribunal revogou a decisão anterior.

“ESTÁ ORDENADO e JULGADO que a decisão do Tribunal Distrital seja REVOGADA, e o caso seja DEVOLVIDO ao Tribunal Distrital para novos procedimentos em conformidade com o parecer deste Tribunal.”

Tribunal revoga decisão anterior relacionada ao mixer Tornado Cash. Fonte: Courtlistener.Tribunal revoga decisão anterior relacionada ao mixer Tornado Cash. Fonte: Courtlistener.
Tribunal revoga decisão anterior relacionada ao mixer Tornado Cash. Fonte: Courtlistener.

Logo após a data das sanções, diversos endereços de pessoas e empresas famosas do setor receberam pequenas frações de Ether (ETH) que passaram pelo mixer com o intuito de criticar as ações das autoridades americanas e mostrar que era impossível ter controle sobre uma rede descentralizada.

Criptomoeda do Tornado Cash sobe 160%

O governo de Donald Trump está agitando o setor de criptomoedas. Além do novo recorde de preço do Bitcoin, outras moedas como Dogecoin e os próprios NFTs lançados pelo presidente americano disparam nesta semana.

O caso do Tornado Cash não é diferente. A criptomoeda TORN opera em alta de 160% nas últimas 24 horas.

Criptomoeda Tornado Cash (TORN) em forte alta após tribunal reverter processo anterior. Fonte: CoinMarketCap.Criptomoeda Tornado Cash (TORN) em forte alta após tribunal reverter processo anterior. Fonte: CoinMarketCap.
Criptomoeda Tornado Cash (TORN) em forte alta após tribunal reverter processo anterior. Fonte: CoinMarketCap.

Conforme Trump prometeu dar um fim à guerra contra as criptomoedas, é possível que outros processos similares sejam revistos ou, dependendo do estado em que se encontram, abandonados por completo. Portanto, isso pode ser interessante para especuladores.

Fora isso, o mercado espera pela maior jogada de todas, a criação de uma reserva de Bitcoin pelo governo americano. No entanto, o assunto ainda divide opiniões.