A IA será usada inicialmente no processamento de auxílios-doença, mas depois deve ser expandida para os demais benefícios do INSS

INSS-1-1920x1080
Imagem: Angela_Macario/Shutterstock

O governo brasileiro tem aumentado os esforços de investigação para combater fraudes em benefícios previdenciários nos últimos anos. E agora, as autoridades do país contarão com uma grande ajuda da tecnologia.

A estatal Dataprev finalizou a contratação de uma ferramenta de inteligência artificial, oferecida por uma empresa dos Estados Unidos. A IA será utilizada para analisar os dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e encontrar possíveis irregularidades.

IA vai começar a operar ainda neste ano

  • De acordo com o governo federal, a implementação da ferramenta está em fase de “calibração”, com informações sendo reunidas para serem usadas na análise de dados.
  • A expectativa é que o sistema comece a funcionar ainda no primeiro semestre de 2025.
  • A IA será usada inicialmente no processamento de auxílios-doença, mas depois deve ser expandida para os demais benefícios do Instituto.
  • O custo da contratação da ferramenta foi de cerca de US$ 10 milhões (quase R$ 60 milhões).
  • Apesar deste custo elevado, as autoridades brasileiras acreditam que a inteligência artificial ajudará a economizar milhões em recursos públicos que hoje são destinados para pessoas que não têm direito de receber os benefícios.
Cibersegurança e Inteligência Artificial (IA)
Objetivo é usar a ferramenta para encontrar irregularidades na prestação dos benefícios (Imagem: MUNGKHOOD STUDIO/Shutterstock)

Leia mais

Tentativa de corte de gastos pelo governo

O INSS já havia manifestado seu desejo de contratar um sistema de IA para combater fraudes em benefícios. Nos últimos anos, foi verificado um aumento no número de concessões de auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Estas liberações elevaram gastos públicos, fazendo com que o governo promovesse um verdadeiro pente-fino dos benefícios. Esta revisão até mesmo foi incluída na conta do pacote de corte de gastos da gestão do presidente Lula.


Pessoa segurando celular com aplicativo Meu INSS aberto na tela inicial
IA vai analisar banco de dados do INSS (Imagem: rafapress/Shutterstock)

Ao mesmo tempo, as regras para a concessão dos benefícios se tornaram mais rígidas. Agora, a inteligência artificial deve contribuir para a fiscalização e combate à fraude, retirando da folha de pagamentos beneficiários irregulares.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital