Em comunicado oficial, a ANBIMA, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, declarou que a partir de março, os exames de certificação financeira (CPA-10, CPA-20 e CEA) passarão a incluir questões sobre criptoativos.
De acordo com o comunicado, a atualização no currículo das certificações tem como objetivo alinhar os profissionais do mercado financeiro às tendências atuais. Além disso, busca promover uma atuação mais qualificada e ética no setor.


Certificação sobre cripto
A partir de agora, o tópico “3.8 Investimentos em Criptoativos” passa a integrar os exames de certificação financeira, refletindo a crescente relevância desses ativos. Entre os assuntos que poderão ser abordados na prova para certificação de especialista em investimento (ANBIMA), os candidatos deverão entender e explicar:
- Como ocorrem as transações entre os principais criptoativos no mercado financeiro;
- Carteiras digitais e suas funcionalidades e níveis de segurança;
- Principais formas de acesso a criptomoedas;
- Principais riscos envolvidos nos investimentos em criptoativos.
Além disso, devem entender sobre ETFs de criptomoedas, suas principais características e formas de negociação na Bolsa de Valores. Também precisam dominar o parecer da orientação CVM 40, que trata da regulamentação e supervisão de criptoativos no Brasil.
A Orientação CVM 40 foi um marco regulatório importante para o mercado de criptoativos no Brasil. Emitida em 2022, a orientação criou diretrizes para a oferta de ativos digitais, definindo regras para fundos de investimento que desejam exposição a criptomoedas. O parecer aborda questões como a custódia de ativos, a avaliação de riscos e a transparência nas operações.
Novo curso sobre cripto
Para aqueles que desejam se aprofundar nesses temas, a Associação disponibilizou um curso gratuito na sua plataforma ANBIMA Edu oferece. O curso ‘Blockchain e DEX’ tem duas horas de duração e conta com três módulos:
- Por dentro da blockchain: com temas como web3 e mecanismos de consenso
- Por dentro da tokenização: apresentando como funciona e o impacto dos tokens
- Entendendo Drex e moedas digitais: em que apresentam moedas digitais, o DREX e o CBDCs
A ANBIMA é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Fundada em 2009 a partir da fusão de duas importantes entidades do setor: a Associação Nacional dos Bancos de Investimento (ANBID) e a Associação das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANDIMA). Essa união consolidou a ANBIMA como uma das principais representantes do mercado financeiro e de capitais no Brasil.
Desde sua criação, a ANBIMA tem como missão promover o desenvolvimento, a autorregulação e a integridade dos mercados financeiro e de capitais. Além disso, atua na defesa dos interesses das instituições que compõem o setor.
A associação também é reconhecida por seu papel na qualificação de profissionais, por meio de certificações como CPA-10, CPA-20 e CEA, e por iniciativas como a plataforma ANBIMA Edu, que oferece capacitação gratuita.
Leave a Comment