Em 2024, a empresa teve o ano mais lucrativo da história, alcançando um faturamento de US$ 1,9 bilhão graças à inteligência artificial

Ilustração de notas de dólares voando ao redor de quadrado com AI escrito, sigla em inglês para Inteligência Artificial
(Imagem: TSViPhoto/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

A inteligência artificial (IA) tem provocado não só uma revolução tecnológica, mas também financeira. Todas as empresas que souberam aderir ao uso da ferramenta têm registrado aumento nos lucros e veem um futuro de esperança.

Este é o caso do Pinterest. Em 2024, a empresa teve o ano mais lucrativo de sua história, alcançando um recorde de faturamento de US$ 1,9 bilhão (pouco mais de R$ 11 bilhões).

IA gerou mais cliques e maior engajamento

A rede social se notabilizou por ajudar os usuários a organizar suas ideias e inspirações. Mas, ao longo do tempo, a empresa foi seguindo as novas tendências, entre elas a do uso da IA. A tecnologia ajudou a personalizar a experiência e aumentar a relevância dos anúncios.

Pinterest 2024
Rede social soube como utilizar a IA para potencializar ganhos (Imagem: Primakov/Shutterstock)

De acordo com o balanço financeiro da companhia, as vendas no quarto trimestre do ano passado atingiram a marca de US$ 1,15 bilhão (aproximadamente R$ 6,5 bilhões). Segundo o próprio Pinterest, a inteligência artificial foi a responsável por gerar mais cliques e maior engajamento.


Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, a receita por usuário foi de US$ 29,20 (cerca de R$ 170). Já nos países da Europa, onde as regras de privacidade são mais rígidas, a plataforma gerou US$ 4,20 por usuário (quase R$ 25).

Leia mais:

Logo do Pinterest em um smartphone
Pinterest foi lançado em 2010 e tem acompanhado as novas tendências (Imagem: DANIEL CONSTANTE/Shutterstock)

Rede social tem diversas utilidades

  • Lançado em 2010, o Pinterest é uma das mais famosas plataformas de imagens online.
  • Ela pode ser utilizada para encontrar papéis de parede, inspirações de design, ícones de redes sociais, fotos de artistas, citações de livros e muito mais. 
  • A rede social ainda permite aos usuários descobrir, guardar, organizar e partilhar ideias, imagens, vídeos e produtos. 
  • Em outras palavras, é uma ferramenta de busca visual que funciona como um mecanismo de inspiração. 
  • Além disso, a plataforma também pode ser utilizada para comprar produtos e até para monetização.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital


Ana Luiza Figueiredo

Redator(a)


Ana Luiza Figueiredo no LinkedIn

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.