Apenas no ano passado, a Meta removeu mais de 408 mil contas que se passavam por militares ou empresários para cortejar pessoas na internet

amor-ia-1-1920x1080
Imagem: TSViPhoto/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Criminosos estão utilizando a inteligência artificial (IA) para criar personalidades falsas e dar golpes em pessoas que buscam relacionamentos na internet. O alerta foi feito pelo diretor de políticas de interrupção de ameaças globais da Meta, David Agranovich.

Apenas no ano passado, a empresa removeu mais de 408 mil contas de países da África Ocidental que se passavam por militares ou empresários. Os golpistas cortejavam pessoas na Austrália, Reino Unido, Europa e Estados Unidos, por exemplo.

Golpistas estão de olho nas novas tecnologias

  • Além de desmantelar estas redes de golpistas, a Meta está testando tecnologia de reconhecimento facial para verificar possíveis impostores online detectados por seus sistemas ou denunciados pelos usuários.
  • Atualmente, a empresa analisa padrões de comportamento e sinais técnicos.
  • De acordo com Agranovich, isso torna a detecção de fraudes mais fácil, mesmo com o uso da IA generativa.
  • Ele afirmou que “os golpistas estão em constante evolução” e que é preciso estar em constante evolução para identificar os criminosos.
golpe_banco-1536x1024
Golpistas adicionaram IA a seus “arsenais” (Imagem: Syda Productions/Shutterstock)

Leia mais

IA pode alterar rostos e até vozes

As ferramentas de inteligência artificial disponíveis gratuitamente hoje permitem que os golpistas alterem seus rostos e vozes em videochamadas, por exemplo, para se passarem por outra pessoa.


Eles também podem usar bots falsos que permitem criar um personagem ou realizar chamadas telefônicas utilizando um clone de voz, sem a necessidade de intervenção humana.

voz IA
Tecnologia pode até mesmo alterar a voz (Imagem: ArtemisDiana/Shutterstock)

O objetivo principal dos golpistas é o dinheiro, com a tática de gerar confiança rapidamente e, em seguida, inventar uma razão para pedir dinheiro ou dados pessoais que possam ser usados para acessar contas bancárias.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital


Ana Luiza Figueiredo

Redator(a)


Ana Luiza Figueiredo no LinkedIn

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.