Pesquisa mostra uma crescente preocupação do público e dos jornalistas sobre o uso de IA nas redações e as implicações éticas na profissão

jornalismo IA
Imagem: Pixels Hunter/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

A inteligência artificial (IA) generativa avançou rapidamente nos últimos dois anos, impactando diversos setores, incluindo o jornalismo.

Um novo relatório revela preocupações entre jornalistas e o público sobre o uso da IA, como chatbots e geradores de mídia, nas redações.

Baseado em entrevistas e pesquisas em sete países, o estudo mostra que apenas 25% dos leitores de notícias confiavam ter encontrado IA no jornalismo, indicando uma possível falta de transparência por parte das organizações de notícias.

Leia mais

Cérebro com os dizeres
A IA está tomando o espaço de várias áreas profissionais, e não é diferente com o jornalismo – Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock

Uso é mais aceito em determinadas tarefas

  • O público se sente mais confortável com o uso de IA em tarefas de bastidores, como transcrição de entrevistas, do que em tarefas criativas e editoriais.
  • Contudo, o nível de conforto varia de acordo com o contexto e os riscos percebidos.
  • O relatório destaca a utilização de IA em áreas como seleção e edição de imagens, redação de manchetes e até criação de conteúdo falso, o que levanta questões sobre a precisão e ética.

O estudo também sugere que a confiança do público aumenta quando as pessoas já usam IA em suas próprias vidas, como em videoconferências ou no uso de descrições automáticas de imagens. Apesar disso, o uso de IA para criar avatares ou narrativas pode gerar desconforto.


Por fim, o relatório sugere que o público procure políticas claras sobre o uso de IA nas redações e apoie veículos que a utilizem para complementar o trabalho humano, sem o substituir.

shutterstock 2057638793 1Milhao Internet
Uso de IA no jornalismo ainda divide opiniões e levanta polêmicas a respeito da ética – Imagem: Pixels Hunter / Shutterstock.com


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.


Ana Luiza Figueiredo

Redator(a)


Ana Luiza Figueiredo no LinkedIn

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.