Uma novidade projetada por IA e impressa em 3D quer ser chamada de calçado. Inclusive, podendo assumir a vez de sandália, tênis ou sapato (ao gosto do freguês).

A composição exata do item não foi divulgada, mas há uma grande chance de ser termoplástico de poliuretano (TPU). A empresa Syntilay usa o Midjourney para criar a forma básica do calçado, além da tecnologia de design da Vizcom, gerando um modelo tridimensional no computador.

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Calçados personalizados

Os padrões do modelo também contam com o uso de inteligência artificial na criação personalizada de cada par. Os pés da pessoa precisam ser escaneados com o celular para os ajustes precisos (com foco no conforto).

Na hora da impressão 3D do calçado, existem cinco opções de cores. Cada par custa US$ 149,99 – R$ 909 na conversão direta, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas.

Estratégia do novo “Crocs”

Os planos da empresa são imprimir em 3D alguns milhares de pares para ganhar reconhecimento no mercado, antes de mudar para uma estratégia que envolve fazer designs exclusivos para criadores de conteúdo e para outras marcas comercializarem como suas.

Uma das grandes apostas da Syntilay é a parceria do cofundador da Reebok Joe Foster na empreitada (com o executivo de 89 anos de idade agregando, inclusive, muita experiência). O CEO Ben Weiss deixou isso claro nas redes sociais:

Se você está se perguntando sobre o possível sucesso dessa novidade, lembre-se que os Crocs surgiram como um calçado de borracha de aparência não muito agradável para muita gente. Porém, boa parte daqueles que não gostavam dos Crocs acabou usando os calçados pela primeira vez e sentiu que o conforto valia a pena – e a empresa agora vale quase US$ 6,5 bilhões.


Será que isso também vai acontecer com o sapato (ou seja lá o que for) da Syntilay? Ou ainda, você usaria um desses por aí?