Amazon atualiza o Nova Reel, sua IA de geração de vídeos, que agora cria clipes de até 2 minutos com mais controle sobre as cenas


Tudo sobre Inteligência Artificial
A Amazon anunciou uma atualização importante para o Nova Reel, seu modelo de inteligência artificial voltado à geração de vídeos. A versão 1.1 do sistema agora é capaz de criar clipes com até dois minutos de duração, um avanço em relação às versões anteriores e um movimento que reforça a presença da empresa em um mercado competitivo, onde já atuam gigantes como OpenAI e Google.
Lançado em dezembro de 2024, o Nova Reel foi a primeira investida da Amazon no setor de vídeos gerados por IA. A nova versão amplia as possibilidades ao permitir a criação de vídeos compostos por várias tomadas, mantendo uma “estética consistente entre os trechos”, segundo Elizabeth Fuentes, Developer Advocate da AWS, em publicação no blog da empresa.
- Além de aumentar o tempo máximo de vídeo para dois minutos, o Nova Reel 1.1 introduz o modo “Multishot Manual”, que possibilita maior controle na composição das cenas.
- Esse recurso permite que o usuário envie uma imagem de referência, com resolução de até 1280×720, e um prompt de até 512 caracteres para gerar clipes com até 20 tomadas distintas.
- De acordo com a Amazon, os vídeos gerados seguem um padrão de seis segundos por cena, sendo possível enviar comandos com até 4.000 caracteres para orientar a criação.
- A ferramenta está disponível exclusivamente por meio dos serviços da AWS, como o Bedrock, suite voltada ao desenvolvimento de soluções com IA, e requer solicitação de acesso especial.
Leia mais:
Questões éticas e uso de conteúdo protegido por direitos autorais
Assim como outros modelos de geração de vídeo por IA, o Nova Reel foi treinado a partir de grandes volumes de conteúdo audiovisual. No entanto, a Amazon não revelou a origem dos dados utilizados no treinamento do sistema, o que levanta preocupações sobre o uso de obras protegidas por direitos autorais sem consentimento dos criadores originais.
Empresas que utilizam esse tipo de modelo correm o risco de enfrentar ações judiciais por infração de propriedade intelectual, caso os conteúdos gerados incluam trechos reconhecíveis de obras protegidas. A Amazon, por sua vez, afirmou que seus clientes da AWS serão protegidos por sua política de indenização caso enfrentem acusações desse tipo relacionadas ao uso de seus modelos.
Assista a filmes e séries
Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados.
O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis,
mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Redator(a)
Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.
Leave a Comment