Novidade pode pôr fim a meses de incerteza sobre estratégia de IA da maçã no mercado chinês

Logo do Alibaba
Chinesa vai colocar Apple Intelligence no país asiático (Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock)

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A Apple está se associando à Alibaba para lançar funcionalidades de inteligência artificial (IA) destinadas aos usuários de iPhone na China, informou o The Information nesta terça-feira, citando fonte próxima à decisão.

A novidade pode pôr fim a meses de incerteza sobre a estratégia de IA da Apple no mercado chinês, onde a empresa vem perdendo terreno para concorrentes locais, como a Huawei, que tem se destacado e incorporado ferramentas de IA em seus smartphones desde o ano passado.

No início das negociações, as ações da Apple subiram 1,5%, enquanto as cotas da Alibaba, negociadas nos Estados Unidos, avançaram 2,6%, indica a Reuters.


logo do apple intelligence
Alibaba vai inserir o Apple Intelligence na China (Imagem: Primakov/Shutterstock)

Como Apple e Alibaba se uniram

  • Segundo a reportagem, a Apple havia escolhido a Baidu como sua principal parceira no ano anterior, mas o desenvolvimento dos modelos para a Apple Intelligence pela empresa chinesa não atingiu os padrões exigidos;
  • Posteriormente, a companhia avaliou modelos desenvolvidos pela Tencent, pela ByteDance, controladora do TikTok, pela própria Alibaba e pela Deepseek;
  • Contudo, a Deepseek foi descartada, pois sua equipe não dispunha da capacidade e experiência necessárias para atender a um cliente de grande porte;
  • As empresas já submeteram as funcionalidades de IA, desenvolvidas em conjunto, para aprovação do órgão regulador cibernético chinês, conforme informa o The Information.

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A implementação dessas ferramentas é crucial, visto que as vendas do iPhone caíram durante o trimestre festivo — geralmente o período de maior faturamento da Apple —, atribuídas à ausência dos recursos de IA que deveriam ser o principal diferencial dos novos dispositivos.

A empresa, no entanto, projeta forte crescimento nas vendas para o trimestre atual, alimentando as expectativas de uma recuperação na demanda pelo iPhone.

O The Information apontou que a decisão da Apple de optar pela Alibaba foi, em parte, influenciada pelos vastos dados pessoais que o gigante do comércio eletrônico possui sobre os hábitos de compra e pagamento dos usuários, o que pode facilitar o treinamento dos modelos e a oferta de serviços mais personalizados.

Nem a Apple, nem a Alibaba, responderam imediatamente aos pedidos de comentário da Reuters.

Celular com logotipo da DeepSeek na tela colocado na frente de monitor exibindo bandeira da China
Deepseek foi descartada, pois sua equipe não dispunha da capacidade e experiência necessárias para atender a um cliente de grande porte (Imagem: Stock all/Shutterstock)


Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.