A guerra na busca pelos ETFs de altcoins ganhou um novo participante: a Aptos (APT). Isso porque a gestora de fundos de criptomoedas Bitwise registrou um pedido para criar um ETF de Aptos. O ETF é à vista (spot), ou seja, comprará e manterá a posse direta da criptomoeda.
O fundo foi registrado no estado de Delaware, conhecido por ser um porto seguro para empresas de criptomoedas. De acordo com o registro oficial, o pedido chegou às mãos do órgão responsável na terça-feira (25).
Esse registro normalmente sinaliza que um gestor de fundos está se preparando para registrar um S-1 na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC. A partir daí, a comissão decide se aprova a solicitação, momento a partir do qual começa a análise oficial do pedido.


Até o fechamento desta matéria, a Bitwise não fez comentários sobre o novo pedido. Mas o site do governo de Delaware traz pelo menos 40 pedidos de fundos de criptomoedas feitos pela Bitwise nos EUA, incluindo Compound e Chainlink. Recentemente, a empresa também solicitou a criação de um ETF de Dogecoin (DOGE), o primeiro do mercado.
Bitwise quer lançar ETF de Aptos
A Bitwise não fez o pedido de um ETF de Aptos por acaso, já que a gestora tem um produto de investimento em APT (ETP, na sigla em inglês). Este fundo chegou ao mercado em novembro, listado em seis bolsas na Suíça. Com o sucesso do novo fundo, a empresa pretende expandi-lo para os EUA na forma de um ETF.
“Com o lançamento de ETPs spot de Bitcoin e Ethereum nos EUA, uma grande parte dos investidores começou a pesquisar e adicionar ativos digitais aos seus portfólios este ano”, disse Hunter Horsley, CEO e cofundador da Bitwise.
Além da Bitwise, a 21Shares também lançou seu ETP de Aptos, que tem até serviço de staking. Este fundo está presente nas filiais da bolsa europeia Euronext em Amsterdã e Paris. Em janeiro, a gestora conseguiu aprovar um ETF de Bitcoin e Ethereum nos EUA.
A notícia chega enquanto vários gestores de ETFs correm para registrar seus pedidos de ETF de altcoin. Vários desses pedidos estão na mesa da SEC, incluindo um ETF de Litecoin, um ETF de Polkadot e, mais recentemente, um ETF de Hedera (HBAR).
Como resultado do novo pedido, o token APT teve uma alta de quase 10% e está custando US$ 6,18 até o fechamento desta matéria. Seu valor de mercado é de US$ 3,6 bilhões, o 36º maior do mercado de acordo com o CoinGecko. O resultado coloca o APT entre os poucos tokens que se valorizaram após a forte pressão de queda do mercado.


Leave a Comment