IA da DeepSeek promete melhorar a capacidade dos veículos BYD de navegar em cenários complexos, reconhecer objetos e tomar decisões

byd carros elétricos
Imagem: TY Lim / Shutterstock

Compartilhe esta matéria

A BYD anunciou nesta terça-feira (11) que equipará todos os seus veículos com o software de inteligência artificial (IA) da DeepSeek, empresa chinesa que já fornece tecnologia para outras montadoras como GWM e Geely.

A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento da direção autônoma da BYD e fortalecer sua posição no competitivo mercado global de carros elétricos. O anúncio repercutiu positivamente no mercado financeiro, com as ações da BYD registrando alta de 4,5% na bolsa de Hong Kong.

BYD aposta em IA da DeepSeek para impulsionar carros autônomos

A parceria com a DeepSeek permitirá à BYD integrar softwares avançados de IA em seus veículos, aprimorando recursos de direção autônoma e segurança.

A gigante chinesa demonstra confiança na expertise da DeepSeek para acelerar o desenvolvimento de seus sistemas autônomos, que já incluem recursos como piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa.

shutterstock 2512650637 1 1Milhao Internet
Combinação da expertise da BYD em veículos elétricos e a tecnologia de IA da DeepSeek promete impulsionar a indústria automotiva rumo a um futuro com carros mais inteligentes. (Imagem: rafaelnlins/Shutterstock)

Espera-se que a IA da DeepSeek melhore a capacidade dos veículos BYD de navegar em cenários complexos, reconhecer objetos e tomar decisões em tempo real, elevando a segurança e a eficiência da direção autônoma.


Além da parceria, a BYD anunciou a disponibilidade do sistema de direção autônoma “God’s Eye” (“olho de Deus”, em tradução livre) como opcional em todos os seus modelos. O sistema, que promete recursos avançados de assistência ao motorista, terá um custo adicional de US$ 9.600 (cerca de R$ 56 mil).

Logo do DeepSeek em um smartphone; ao fundo, parte da bandeira da China desfocada
IA da DeepSeek promete melhorar a capacidade dos veículos BYD de navegar em cenários complexos, reconhecer objetos e tomar decisões. (Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)

Leia mais:

A notícia da colaboração com a DeepSeek, que ganhou notoriedade pelo lançamento de um chatbot com tecnologia de ponta mais acessível que os concorrentes americanos, e o lançamento do “God’s Eye”, impulsionaram a valorização da BYD na bolsa de valores. A empresa já acumulava valorização de 20% antes mesmo do anúncio.


Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.