O republicano revogou as medidas de Joe Biden e estabeleceu um prazo de 180 dias para a criação de uma nova política de IA dos EUA
Tudo sobre Estados Unidos
Tudo sobre Inteligência Artificial
A inteligência artificial é o foco do mais novo decreto assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida estabelece um prazo de 180 dias para a criação de uma política que sustente e aprimore o domínio global de IA dos EUA.
A ideia é que o Plano de Ação de Inteligência Artificial promova o “florescimento humano, a competitividade econômica e a segurança nacional”. Além disso, pretende transformar o país no líder mundial da tecnologia, desbancando a concorrência da China.
Medidas do governo anterior foram revogadas
Trump também disse a seu conselheiro de IA e assistente de segurança nacional para trabalhar na remoção de políticas e regulamentações do ex-presidente Joe Biden. O republicano revogou nesta segunda-feira (20) um decreto de 2023 assinado por seu antecessor.
O plano do governo anterior era reduzir os riscos da inteligência artificial para consumidores, trabalhadores e segurança nacional. Para isso, exigia que os desenvolvedores de sistemas de IA que representassem riscos à segurança nacional dos EUA, à economia, à saúde pública ou à segurança compartilhassem os resultados dos testes de segurança com o governo dos EUA, de acordo com a Lei de Produção de Defesa, antes de serem divulgados ao público.
Na prática, a ordem assinada por Biden preparou o terreno para a regulação da IA na época. Estes esforços aconteciam enquanto legisladores patinavam para aprovar uma legislação capaz de estabelecer diretrizes para o desenvolvimento da tecnologia.
Já para os republicanos, as regras anteriores impediam a inovação em IA. O novo governo defende o desenvolvimento da tecnologia a partir da liberdade de expressão e do desenvolvimento humano, um processo livres de preconceitos ideológicos ou de agendas sociais projetadas.
Leia mais
Aperfeiçoamento da IA é um dos objetivos da nova gestão
- A assinatura do novo decreto sobre IA era esperada e acontece após Trump anunciar uma joint venture entre OpenAI, Oracle e SoftBank para construir uma rede de data centers no país.
- O investimento vai totalizar US$ 500 bilhões (aproximadamente R$ 3 trilhões) e será feito ao longo dos próximos quatro anos.
- Segundo o presidente norte-americano, a parceria representa “o maior projeto de infraestrutura de IA da história”.
- Além da construção de data centers, o projeto, chamado Stargate, visa criar a infraestrutura de computação necessária para impulsionar o desenvolvimento da IA nos EUA.
Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital
Leave a Comment