Criado por pesquisadores da Coreia do Sul, o novo drone inspirado em esquilo voador muda de direção repentinamente sem perder a coordenação

esquilo-voador-1920x1080
(Imagem: Satoru S/iStock)

Compartilhe esta matéria

Um novo drone com design inspirado em um esquilo voador promete ser mais manobrável e ágil. Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang (POSTECH), na Coreia do Sul, a novidade conta com asas que se estendem para permitir a desaceleração repentina e mudar de direção sem perder a coordenação do voo. 

Entenda:

  • Pesquisadores sul-coreanos criaram um drone com design inspirado em um esquilo voador;
  • Com as asas fechadas, o layout do novo modelo é bastante comum;
  • De cada lado, entre os braços traseiros e dianteiros do drone, há uma asa de silicone controlada por um sistema de IA;
  • Em situações de desaceleração repentina, um mecanismo de articulação é ativado e as asas se estendem;
  • Ao mesmo tempo, o drone inclina sua traseira para frear e mudar de direção, planar ou pousar sem perder o controle;
  • Com informações do New Atlas.
image 13 1Milhao Internet
Drone-esquilo possui asas e cauda. (Imagem: POSTECH)

Com as asas fechadas, o drone possui um layout bastante comum: um corpo central acompanhado de quatro braços com hélices. E é justamente aqui que está o diferencial: em cada lado, posicionada entre os braços traseiros e dianteiros, encontramos uma asa feita de silicone. O dispositivo também tem uma “cauda”.

Leia mais:

Drone inspirado em esquilo voador permite mudança de direção repentina e controlada

A primeira versão do drone inspirado no esquilo voador foi criada em 2023, e a equipe desenvolveu um sistema baseado em inteligência artificial para a coordenação das hélices e asas. Quando identificada a necessidade de desaceleração repentina, um mecanismo de articulação estende as asas e o drone inclina sua extremidade traseira para frear e, então, mudar de direção, planar no mesmo local ou simplesmente pousar.

iStock 653859046 1Milhao Internet
Drone inspirado em esquilo voador usa IA para mudar de direção com rapidez. (Imagem: shabeerthurakkal/iStock)

Em um artigo publicado recentemente no arXiv, os pesquisadores apontam que a tecnologia de IA ajudou a alcançar uma taxa de sucesso de 90,5% quando o drone foi conduzido através de uma pista de obstáculos semelhante a uma floresta. Para se ter uma ideia, as porcentagens foram de, respectivamente, 9,52% e 19% em drones sem asas ou com asas fixas.

Veja o “drone-esquilo” em ação

Além do artigo, os pesquisadores também divulgaram um vídeo que mostra o drone inspirado no esquilo voador em pleno voo. Veja abaixo:


Ana Julia Pilato

Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é colaboradora do Olhar Digital