A Shopify vem orientando equipes a demonstrarem como a IA pode substituir a necessidade de mais recursos ou funcionários

shopify
Imagem: davide bonaldo/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

O CEO da Shopify, Tobi Lütke, enviou um memorando aos funcionários, orientando que, antes de solicitarem mais recursos ou contratações, as equipes devem demonstrar por que não conseguem alcançar seus objetivos usando inteligência artificial (IA), conforme informações da CNBC.

Lütke propôs uma reflexão: “Como seria essa área se já tivéssemos agentes autônomos de IA como parte da equipe?

Essa pergunta pode gerar discussões e projetos muito interessantes”, escreveu no memorando, publicado por ele no X.

O Shopify é uma plataforma de e-commerce que permite aos usuários vender produtos online e pessoalmente.

Uso de IA virou prioridade na Shopify

  • O comunicado, enviado no final do mês passado, aborda como o “uso consciente de IA” se tornou uma “expectativa fundamental” na empresa.
  • Ele destacou que a IA representa a mudança mais rápida no modo de trabalho que ele já presenciou e enfatizou que saber usá-la bem é uma habilidade essencial que precisa ser aprendida por meio de prática constante.
  • De acordo com Lütke, a utilização eficaz da IA agora é uma expectativa para todos na Shopify, e questões sobre o seu uso serão incorporadas ao processo de avaliação de desempenho e revisões de pares.
Mulher estressada decepcionada e robô de IA sentado na mesa do escritório e trabalhando
Empresas de tecnologia investiram dinheiro no desenvolvimento de IA ao mesmo tempo em que continuam a cortar empregos (Imagem: Stock-Asso/Shutterstock)

Leia mais


Ele concluiu: “O que precisamos para ter sucesso é nossa habilidade e ambição coletivas na aplicação de nosso trabalho, potencializadas pela IA, para beneficiar nossos comerciantes.”

Enquanto a declaração do CEO pode ser vista como um gestor buscando integrar a IA em seus processos internos em busca de mais produtividade, sua fala também levanta preocupações, já que a IA é vista constantemente como uma ameaça aos empregos ocupados por humanos.

Mãos de humano e de robô espalmadas; entre elas, a representação de uma cabeça humana formada por circuitos e um chip de computador escrito
CEO afirma que há “expectativa fundamental” de que os funcionários estejam usando IA em seu trabalho diário (Imagem: Kitinut Jinapuck/Shutterstock)


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.


Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.