Autoridades da França anunciaram que estão processando a Binance, maior corretora de criptomoeda do mundo. As informações foram publicadas pela Reuters na manhã desta terça-feira (28).

A Binance está sendo acusada de lavagem de dinheiro, fraude fiscal e outras acusações. No entanto, não há mais informações sobre o processo.

Em 2023, a corretora foi processada pelos EUA por acusações similares, precisando pagar uma multa de US$ 4 bilhões, além disso, Changpeng Zhao, fundador e então CEO da Binance, cumpriu quatro meses de prisão.

Também nesta terça-feira (28), a corretora KuCoin pagou uma multa de R$ 1,8 bilhão para o governo americano, declarando-se culpada por não implementar programas de KYC (conheça seu cliente) e AML (anti-lavagem de dinheiro).

🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.

Binance é processada na França

O processo contra a Binance foi aberto pela JUNALCO (Jurisdição Nacional de Combate à Criminalidade Organizada), organização francesa com foco em casos complexos de lavagem de dinheiro e outros crimes.

Segundo a Reuters, a investigação compreendeu um período de operações de 5 anos, entre 2019 e 2024. Além de estar sendo acusada de cometer crimes na França, as autoridades também citaram outros cometidos na União Europeia como um todo.

As investigações teriam iniciado após um grupo de investidores afirmar ter perdido dinheiro operando na corretora com base em comunicações feitos pela mesma. Indo além, os usuários também afirmam que a Binance estava operando na região sem uma licença.

Em nota compartilhada pela mídia francesa, o Ministério Público comentou sobre o caso.

“A este estágio, a investigação revela que a Binance teria, no período dos fatos em questão, falhado em suas obrigações de vigilância no âmbito da luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.”

“As investigações concentram-se, em particular, sobre como a Binance cumpria ou não suas obrigações de KYC (conheça seu cliente), tornando-os suscetíveis de ter colaborado com a lavagem habitual de quantias provenientes de diversas infrações, incluindo tráfico de drogas e fraudes fiscais”, afirmou o Ministério Público da França.

Dados do CoinMarketCap mostram que a Binance oferece exposição a 461 criptomoedas no momento desta redação. No entanto, os maiores volumes de negociação são de moedas grandes como Bitcoin, Ethereum, XRP e Solana, todas com desempenho positivo no último ano.

Até o fechamento desta matéria, a Binance não emitiu um comunicado público sobre o caso.