A REX Shares, gestora americana fundada em 2015, entrou com um pedido para a aprovação de diversos ETFs de criptomoedas nesta terça-feira (21). Dentre as moedas aparecem Bitcoin, Ethereum, XRP e Solana, mas também as memecoins Dogecoin, TRUMP e BONK.

Nas redes sociais, o especialista em ETFs da Bloomberg, Eric Balchunas, resumiu o pedido com uma única palavra: “surreal”.

Os pedidos acontecem um dia após a posse de Donald Trump e a saída de Gary Gensler do posto de presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC. Devido à postura mais aberta do novo governo ao setor, é possível que todos esses ETFs sejam aprovados.

Gestora REX quer lançar ETFs de memecoins

Após a aprovação dos ETFs de Bitcoin e Ethereum, o mercado esperava que outras criptomoedas também invadissem Wall Street. No entanto, a REX Shares surpreendeu a todos ao apresentar um pedido envolvendo criptomoedas focadas em memes, como DOGE, BONK e TRUMP.

Gestora entra com pedido para aprovação de ETFs de diversas criptomoedas, incluindo memecoins. Fonte: SEC.Gestora entra com pedido para aprovação de ETFs de diversas criptomoedas, incluindo memecoins. Fonte: SEC.
Gestora entra com pedido para aprovação de ETFs de diversas criptomoedas, incluindo memecoins. Fonte: SEC.

“O Fundo investirá e manterá TRUMP.”

🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.

“TRUMP é uma criptomoeda introduzida em [DATA] e rapidamente desenvolveu sua própria comunidade online, alcançando uma capitalização de mercado máxima de mais de US$___ em [DATA]. Em _____, 2025, a capitalização de mercado de TRUMP era de $ milhões”, aponta o documento da REX enviada à SEC, com campos incompletos.

Dado isso, trata-se de um ETF à vista e não de futuros, ou seja, uma jogada ainda mais arrojada já que envolve a compra dessa e das outras criptomoedas em questão.

O pedido será o primeiro “teste de fogo” da nova gerência da SEC que, com a saída de Gensler, estará sendo comandada por Mark Uyeda.

Criptomoedas não respondem ao pedido de ETFs

Embora o pedido desses ETFs pudessem mexer com o preço das criptomoedas citadas, nenhuma delas apresenta desempenhos notáveis nesta terça-feira (21). Como exemplo, a TRUMP, moeda lançada pelo próprio Donald Trump, opera em queda de 18,8% nas últimas 24 horas.

Já a Dogecoin (DOGE) sobe 3,2% após os comentários de Elon Musk e a Bonk sobe 9,4% no mesmo período, se destacando das demais. Bitcoin, Ethereum, XRP e Solana também não tiveram grande reação. Das quatro, todas elas operam em baixa, que variam entre 0,6% a 4%.

O principal motivo para esse gelo foi o silêncio de Trump em relação ao mercado de criptomoedas em sua posse. De qualquer forma, o novo presidente americano ainda tem quatro anos para cumprir suas promessas.