O Google anunciou um experimento em estágio inicial que explora como a inteligência artificial (IA) pode ajudar as pessoas a descobrir possibilidades de carreira. O Career Dreamer está disponível para testes apenas nos Estados Unidos, sem previsão para ser liberado em outros países.

Não é nada como o LinkedIn ou o Indeed, que conecta os usuários a vagas de emprego. O assistente, na verdade, foi projetado para explorar diferentes carreiras de forma rápida a partir de informações pessoais.

“Sua identidade de carreira é o valor único que você traz para a força de trabalho, seus pontos fortes, motivações e interesses. Definir isso pode deixá-lo mais bem equipado para escolher um caminho de carreira que se alinhe com o que mais importa para você”, diz o site do programa.

Captura de tela 2025 02 19 184933 1Milhao Internet
Chatbot pode ser usado para guiar candidato em entrevista de emprego (Imagem: Google/Divulgação)

A empresa lembra um relatório do Fórum Econômico Mundial que apontou que os trabalhadores geralmente ocupam uma média de 12 empregos diferentes ao longo da vida, com a Geração Z prevista para ocupar 18 empregos em 6 carreiras diferentes.

Leia Mais:

Como funciona na prática?

A IA pode ser usada para redigir uma declaração de identidade de carreira selecionando suas funções, habilidades, experiências, educação e interesses atuais e anteriores. É um documento que pode ser usado, por exemplo, como anexo ao currículo ou para guiar uma eventual entrevista de emprego.

Além disso, o Career Dreamer sugere os programas de treinamento on-line do Google que ajudam a manter o usuário “atualizado com as mais recentes ferramentas e tecnologias, como IA generativa”.


Captura de tela 2025 02 19 184915 1Milhao Internet
Assistente de IA ajuda a elaborar carta de apresentação (Imagem: Google/Divulgação)

“Durante seu desenvolvimento, consultamos organizações que atendem a uma ampla gama de indivíduos, como estudantes em suas primeiras carreiras, recém-formados, alunos adultos buscando novas oportunidades e a comunidade militar, incluindo membros do serviço em transição, cônjuges de militares e veteranos”, diz o blog.

Também é possível colaborar com a assistente de IA do Google, Gemini, para elaborar uma carta de apresentação. A iniciativa usa dados do mercado de trabalho dos EUA da Lightcast, bem como dados salariais do Bureau of Labor Statistics.