A OpenAI, criadora do ChatGPT, lançará um novo modelo que pode ser até 20 vezes mais caro do que seu antecessor, mas será muito mais criativo e “natural” em seu estilo de conversação, segundo a OpenAI e testadores iniciais.
A OpenAI lançou uma prévia de pesquisa do GPT-4.5 em 27 de fevereiro, seu modelo de IA mais avançado, que pode reconhecer padrões, estabelecer conexões e gerar insights criativos sem raciocínio de uma maneira superior às versões anteriores, afirmou a empresa.
A OpenAI disse que a base de conhecimento mais ampla do GPT-4.5 e sua melhoria na “inteligência emocional” (EQ) o tornam mais útil para tarefas criativas e para resolver problemas práticos, segundo um comunicado da OpenAI em 27 de fevereiro.
“Também esperamos que ele tenha menos alucinações e ofereça um desempenho mais confiável em uma ampla gama de tópicos gerais, incluindo conversas mais ricas.”
Fonte: OpenAI
A criatividade aprimorada do GPT-4.5 e seu “estilo de conversação mais natural” significam que ele não é tão adequado para executar lógica detalhada passo a passo — pelo menos em comparação com os modelos da série o da OpenAI, acrescentou a empresa.
O ponto negativo é que ele carece de “raciocínio em cadeia de pensamento e pode ser mais lento devido ao seu tamanho”, disse a OpenAI. Ele também não gera saída multimodal, como áudio ou vídeo.
GPT-4.5 “às vezes é pior” em seguir instruções
O mais recente modelo da OpenAI recebeu uma análise semelhante de Dan Shipper, CEO da newsletter de negócios e IA Every.
“Ele não vai te surpreender, mas pode se tornar seu amigo”, disse Shipper, que afirmou que sua empresa tem testado a versão mais recente há alguns dias.
“É mais uma atualização de personalidade, comunicação e criatividade do que um grande salto de inteligência. Parece que a OpenAI está mudando seu modelo base de ‘assistente sem graça’ para ‘melhor amigo de IA’.”
Shipper também afirmou que o GPT-4.5 “às vezes é pior” em seguir instruções.
O pesquisador de IA Aran Komatsuzaki também afirmou que o GPT-4.5 custa cerca de 15 a 20 vezes mais do que o GPT-4o para acessar a API. Ashutosh Shrivastava, fundador da newsletter AI Compass, acrescentou:
“O preço do OpenAI GPT-4.5 é insano. O que eles estão pensando??”
Fonte: Thomas Paul Mann
Em um post de 27 de fevereiro no X, o CEO da OpenAI, Sam Altman, admitiu que o novo modelo de raciocínio “não vai superar os benchmarks” e é um “modelo gigante e caro”.
Fonte: Sam Altman
Outros especialistas, como o cientista biomédico e professor Derya Unutmaz, do The Jackson Laboratory, afirmam que o GPT-4.5 “parece ser notável” no diagnóstico de imagens médicas — identificando corretamente uma gravidez ectópica tubária.
Outros modelos de IA, como o Grok 3, Claude 3.7 Sonnet, Gemini 2.0 e versões anteriores do ChatGPT, erroneamente identificaram a imagem médica como uma gravidez normal, segundo o professor Unutmaz.
Fonte: Prof. Derya Unutmaz
A última versão do ChatGPT da OpenAI foi lançada no momento em que o concorrente chinês High Flyer apresentou seu modelo de IA de código aberto DeepSeek R1 em janeiro, desenvolvido a uma fração do custo dos modelos da OpenAI.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, no entanto, afirma que o custo para desenvolver esses modelos de IA está caindo dez vezes ou mais a cada ano.
“Isso pode ser visto no custo por token do GPT-4 no início de 2023 para o GPT-4o em meados de 2024, onde o preço por token caiu cerca de 150 vezes nesse período”, Altman afirmou em um post de 10 de fevereiro.
Em 12 de fevereiro, Altman disse que o GPT-5 seria lançado em questão de meses, e que ele integraria múltiplas versões — incluindo o o3 — em um único modelo, segundo um comunicado da OpenAI em 13 de fevereiro.
A versão gratuita do ChatGPT terá acesso ilimitado ao GPT-5.
Leave a Comment