A xAI, empresa de inteligência artificial (IA) de Elon Musk, está trabalhando na terceira geração de seu chatbot, o Grok, disponível para clientes Premium do X.

Musk está tentando competir a todo custo com as tecnologias de IA que já estão no mercado, como o Claude, da Anthropic, Gemini, do Google, a mais recente sensação (e polêmica) chinesa DeepSeek e, sobretudo, o ChatGPT, da OpenAI.

Isso porque o bilionário e gestor do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês) do governo Donald Trump, até hoje, não superou sua saída da OpenAI, empresa que ajudou a cofundar com grandes nomes, como Sam Altman, atual CEO da companhia.

Elon Musk ao lado dos logos do Grok e da xAI
Empresa construiu supercomputador em tempo recorde
(Imagem: JRdes/Shutterstock)

Musk queria que OpenAI e Tesla, sua empresa de veículos elétricos, se fundissem e que ele fosse o responsável por controlar a nova companhia, algo rejeitado pelos demais diretores e investidores.

Com o veto, o empresário passou a digladiar com a empresa e, até hoje, tem processo contra a startup, no qual a acusa de ter deixado seu objetivo inicial, de ser uma empresa sem fins lucrativos, para ser uma organização visando lucro.

E essa é mesmo uma visão que o Altman, por exemplo, defende. A OpenAI vem buscando captar recursos e tenta se tornar uma empresa com fins lucrativos, o que Musk tenta impedir judicialmente. Dessa forma, Musk contra-atacou com a xAI, que vem crescendo vertiginosamente, tendo até um mega data center construído em tempo recorde.

Agora, o Grok, que tem como uma de suas características peculiares o fato de responder a perguntas mais “espinhosas” dos usuários e que costumam ser evitadas pelos demais chatbots de IA, está chegando à sua terceira versão. Mas, afinal, o que se sabe do Grok 3?


Leia mais:

Grok 3 está chegando, declara Musk

  • Elon Musk nos deu uma atualização interessante acerca do lançamento do Grok 3 na quinta-feira (13);
  • Em videochamada realizada pelo World Governments Summit, evento realizado em Dubai (Emirados Árabes), Musk afirmou que a nova versão da IA está nos estágios finais de desenvolvimento e deverá ser liberada em uma ou duas semanas;
  • “O Grok 3 tem poderosas capacidades de raciocínio. Nos testes que realizamos até o momento, ele superou tudo o que já foi lançado e que sabemos. Então, é um bom sinal“, declarou, segundo a Reuters.
Montagem mostra Elon Musk e Sam Altman lado a lado
Musk fez oferta pela OpenAI, cofundada por ele, Sam Altman e outros executivos (Imagem: Frederic Legrand – COMEO/Meir Chaimowitz/Shutterstock – Montagem: Olhar Digital)

Tentando “abocanhar” a OpenAI

Essa informação divulgada por Musk ocorreu dias após o bilionário sul-africano ter feito uma oferta para aquisição da OpenAI (mesmo com o litígio e o processo movido por ele), imaginando uma possível fusão entre ChatGPT e Grok.

A proposta, realizada em conjunto com outros empresários, foi de US$ 97,4 bilhões (R$ 557,87 bilhões, na conversão direta) pela startup, mas Altman respondeu no X que não há interesse na oferta (de forma irônica).