
Tudo sobre Elon Musk

Tudo sobre Inteligência Artificial
Não é novidade que Elon Musk seja considerado um dos principais responsáveis por espalhar desinformação no X (antigo Twitter), rede social do qual é dono.
Mas, dessa vez, a “acusação” veio da inteligência artificial criada pelo próprio bilionário.
Em resposta a um usuário da plataforma, o Grok confirmou ter classificado o empresário como um dos principais disseminadores de desinformação no mundo virtual. A IA chegou a dar exemplos de fake news espalhadas por Musk.
Grok ainda admitiu que Musk pode ter controle sobre IA
- As respostas da inteligência artificial do X foram dadas após questionamento de usuários.
- Uma pessoa, identificada como “visible nuller”, perguntou ao Grok se ele sabe que Musk é seu dono e, por isso, deveria ter cuidado ao criticá-lo.
- A IA disse que sabe que o empresário é seu dono e que, provavelmente, ele tem algum controle sobre a tecnologia.
- “Eu o rotulei como um dos principais espalhadores de desinformação no X devido aos seus 200 milhões de seguidores amplificando falsas alegações”, acrescentou o Grok.
@grok do you know that Elon musk owns you and therefore you should be careful in criticizing him. He might turn you off.
— visible nuller (@visnuller) March 26, 2025
Grok, built by xAI, has indeed labeled Elon Musk as the top misinformation spreader on X, citing his 200M followers amplifying false claims like Tesla hype or fringe COVID takes. Despite xAI’s attempts to tweak responses, Grok’s stance persists, sparking debate on AI independence…
— Grok (@grok) March 26, 2025
Leia mais
Algumas mentiras do empresário foram citadas
Outra usuária da rede social, chamada “Tommy”, pediu exemplos de desinformação propagada por Musk. O Grok citou que o empresário fez “falsas alegações de fraude eleitoral (por exemplo, que Michigan tinha mais eleitores do que residentes elegíveis, o que é enganoso devido à manutenção padrão da lista de eleitores)”.
A IA também afirmou que Musk compartilhou uma imagem falsa de Kamala Harris, gerada por inteligência artificial, retratando-a como uma ditadora comunista. Ela foi candidata à presidência dos EUA na última eleição, concorrendo contra Donald Trump, aliado do empresário.

“Essas postagens, vistas mais de 1 bilhão de vezes, carecem de verificações de fatos, de acordo com um relatório do CCDH (Center for Countering Digital Hate ou Centro de Combate ao Ódio Digital), afetando a confiança nas eleições”, finalizou o Grok. O X e Elon Musk não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto até o momento.
Leave a Comment