O objetivo é usar a IA para detectar as doenças neurodegenerativas de forma precoce, aumentando as chances de tratamento

voz IA
Imagem: ArtemisDiana/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Um dos sintomas de danos ao cérebro causados por um acidente vascular cerebral (AVC) ou por alguma doença cerebral podem ser problemas na fala. Pensando nisso, pesquisadores desenvolveram uma inteligência artificial capaz de identificar problemas de saúde a partir da voz.

A tecnologia analisa gravações de voz feitas pelos pacientes em uma série de exames remotamente. O objetivo é usar a IA para detectar as doenças neurodegenerativas de forma precoce, aumentando as chances de tratamento ou minimizando os efeitos das patologias.

Pacientes têm a voz gravada e examinada

  • O método foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Mayo Clinic, dos Estados Unidos.
  • Os cientistas explicam que existem algumas doenças em que a primeira manifestação está na voz ou na fala da pessoa.
  • A doença de Parkinson é um exemplo disso.
  • Em função deste cenário, os pacientes da instituição médica são frequentemente gravados quando têm a voz ou a fala examinadas.
  • Isso permite que os médicos acompanhem a evolução da doença ao longo do tempo.
  • E agora a inteligência artificial surge como uma aliada da medicina.
saúde
IA pode identificar doenças que dificilmente são verificadas por médicos humanos (Imagem: LALAKA/Shutterstock)

Leia mais

IA pode identificar sinais das doenças

Segundo os pesquisadores, a gravação da voz dos pacientes pode acontecer a cada duas semanas, o que permite que os médicos analisem o avanço das doenças. Além disso, serve para criar um banco de dados para uso da IA.


A partir destas informações, que são armazenadas pela tecnologia, é possível treinar algoritmos como o desenvolvido pela equipe de pesquisadores. Há alguns sinais na voz e na fala de alguém que um computador ou um algoritmo pode captar, mas que um ouvinte humano não perceberia.

IA na saude capa 1Milhao Internet
Tecnologia já está sendo utilizada pela medicina (Imagem: metamorworks/iStock)

A ideia agora é contar com centenas de gravações e pacientes com diversos tipos de doença. Após, a equipe quer usar a inteligência artificial para distinguir e identificar os problemas de saúde de cada pessoa.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital