A empresa de eletrônicos disse que irá integrar o chatbot em seus produtos, aproveitando a crescente demanda pela IA
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A Lenovo será mais uma empresa a adotar o DeepSeek, modelo de inteligência artificial desenvolvido na China. A famosa marca de eletrônicos disse que irá integrar o chatbot em seus produtos, aproveitando a crescente demanda pela tecnologia.
O anúncio aconteceu após a divulgação dos resultados trimestrais de receita e lucro líquido da companhia, que ficaram acima das expectativas do mercado. A projeção é que a IA seja responsável por um quarto das exportações da Lenovo até 2025, podendo chegar a 80% em 2027.
Lenovo tem apostado na inteligência artificial
De acordo com a empresa, o DeepSeek vai melhorar a eficiência dos produtos. A companhia ainda destacou que os novos modelos com alta capacidade de inferência e baixo custo de processamento computacional democratizarão o acesso à IA.
A Lenovo lançou seus primeiros PCs com recursos de inteligência artificial em maio do ano passado. Agora, a migração para o chatbot chinês significa não depender mais de tecnologias estrangeiras, o que deve fortalecer a indústria da China.
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Impulsionada pela forte demanda por servidores com IA, a receita da marca aumentou em 20% no terceiro trimestre de 2024. Foram US$ 18,8 bilhões (mais de R$ 107 bilhões), acima da previsão do mercado, de US$ 17,8 bilhões (cerca de R$ 101 bilhões).
Já o lucro líquido da empresa mais do que dobrou em relação ao ano anterior, chegando a US$ 693 milhões (aproximadamente R$ 4 bilhões), quase o dobro do projetado. A expectativa é que os números melhorem ainda mais com a popularização da IA chinesa.
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DeepSeek é considerada uma ameaça para outras gigantes do setor
- A IA do DeepSeek foi projetada para lidar com tarefas complexas de raciocínio e tem apresentado resultados que vêm surpreendendo o mercado.
- O grande diferencial é o baixo custo da tecnologia, o que pode ameaçar a posição dominante dos principais players.
- Para se ter uma ideia, o modelo chinês foi treinado ao custo de aproximadamente US$ 6 milhões, enquanto ferramentas como o Llama 3.1, da Meta, custaram mais de US$ 60 milhões para serem desenvolvidos.
- A empresa chinesa adota estratégias como o chamado aprendizado por reforço, que permite que os modelos aprendam por tentativa e erro.
- Além disso, ativa apenas uma fração dos parâmetros do modelo para tarefas específicas, economizando recursos computacionais.
- E melhora a capacidade dos modelos de processar dados e identificar padrões complexos.
- A startup ainda adota um modelo parcialmente aberto, permitindo que pesquisadores acessem seus algoritmos.
- Isso democratiza o acesso à IA avançada e promove maior colaboração na comunidade global de pesquisa.
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Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital
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