A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (13) a criação de um grupo de engenharia focado em inteligência artificial. Batizada de “CoreAI – Plataforma e Ferramentas”, a divisão será chefiada por Jay Parikh, ex-coordenador de engenharia da Meta.

Em um memorando divulgado aos funcionários, o CEO da empresa, Satya Nadella, disse que “fica claro que estamos entrando no próximo turno dessa mudança de plataforma de IA”, e que 2025 será um ano de remodelação de todas as categorias de aplicativos.

“Construiremos aplicativos agênticos com memória, direitos e espaço de ação que herdarão recursos poderosos do modelo. E adaptaremos esses recursos para desempenho e segurança aprimorados em todas as funções, processos de negócios e domínios do setor.”

satya nadella
CEO da Microsoft diz que 2025 será ano de reformulações da IA (Imagem: QubixStudio/Shutterstock)

Leia Mais:

Quais são os planos?

O objetivo, segundo Nadella, é tornar o Azure — plataforma de computação em nuvem da Microsoft — a base de toda a infraestrutura para serviços de IA da companhia. A partir daí, desenvolvedores vão trabalhar com ferramentas do Azure AI Foundry, GitHub e VS Code.

“Em outras palavras, nossa plataforma e ferramentas de IA se unirão para criar agentes, e esses agentes se unirão para mudar cada categoria de aplicativo SaaS, e a construção de aplicativos personalizados será conduzida por software (ou seja, ‘serviço como software’).”

Logo do Copilot em um smartphone, que se encontra em cima de um notebook e ao lado de um fone de ouvido
Chatbot se comporta como se fosse um contato qualquer (Imagem: Primakov/Shutterstock)

A missão da Microsoft é garantir o aprimoramento do Copilot e aplicativos AI-first, com novos padrões UI/UX, tempos de execução para construir agentes, orquestrar vários agentes e uma camada de gerenciamento reinventada.

“Este grupo também construirá o GitHub Copilot, tendo assim um ciclo de feedback estreito entre o principal produto de IA e a plataforma de IA para motivar a pilha e seu roteiro”, explicou o CEO da empresa.

Desenvolvido com tecnologia da OpenAI, o assistente Copilot tem como principal concorrente o ChatGPT e faz parte da estratégia da Microsoft para expandir sua presença no mercado de inteligência artificial.