Os Estados Unidos têm uma grande oportunidade de adotar a tecnologia blockchain, a Web3 e as criptomoedas por meio da legislação em um cenário político em transformação, afirmou o deputado Bryan Steil durante uma entrevista em 26 de fevereiro.
“Meu objetivo filosófico mais amplo aqui, como formulador de políticas, é: como garantir que os Estados Unidos estejam em posição de superar o restante do mundo?”, disse Steil em entrevista à Chainlink Labs.
“E, ao fazermos isso, garantir proteções razoáveis para os consumidores e focar em manter os EUA na liderança desse ambiente”, acrescentou. Steil é o atual presidente do Subcomitê de Ativos Digitais, Tecnologia Financeira e Inteligência Artificial.
A suposta grande oportunidade decorre, em parte, de dois projetos de lei já em andamento: um para regulamentar as stablecoins e outro sobre a estrutura do mercado, que seria uma versão fortalecida do Financial Innovation and Technology for the 21st Century Act (FIT21).
Segundo Steil, os Estados Unidos entraram em uma nova fase após quatro anos sob o governo de Joe Biden e a liderança do ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Gary Gensler. O ex-crítico dos ativos digitais, o ex-presidente dos EUA Donald Trump, agora está se inclinando para a tecnologia blockchain.
A indústria de criptomoedas criticou o governo Biden pelo que ficou conhecido como “Operação Chokepoint 2.0”, que visava desbancarizar empresas do setor e pela política da SEC de “regulamentação por meio da aplicação da lei” contra negócios da Web3.
David Sacks, que atuou como czar cripto da administração Trump, afirmou que as stablecoins são uma prioridade para o novo governo, com o objetivo de trazer as criptomoedas lastreadas em moeda fiduciária para dentro dos Estados Unidos. Muitas stablecoins são atreladas ao dólar e respaldadas por títulos do Tesouro dos EUA, tornando-as um instrumento para fortalecer a dominância global da moeda norte-americana.
As stablecoins estão entre os casos de uso mais populares das criptomoedas em todo o mundo. Em países com hiperinflação, entusiastas de cripto geralmente compram stablecoins para reter o poder de compra de seu dinheiro. Elas também são amplamente utilizadas para liquidação de transações.
Steil destacou que as criptomoedas possuem diversos casos de uso interessantes, incluindo a facilitação de remessas internacionais e outras situações em que os custos de transação são significativos, como no setor imobiliário. Soluções baseadas em blockchain para verificação de identidade também podem ser úteis, aumentando a confiança em processos eleitorais.
Leave a Comment