Atualização para iOS também traz widgets personalizáveis, que criam atalhos diretamente na tela inicial do iPhone

opera1-1920x1080
Atualização para iOS disponibiliza widgets personalizáveis (Imagem: Opera/Divulgação)

Compartilhe esta matéria

A Opera liberou a IA nativa do seu navegador para acesso em iOS sem a necessidade de login. Até então, a atualização da Aria estava disponível apenas para desktop e Android. Agora, os usuários do sistema operacional da Apple podem acessar os recursos avançados da tecnologia sem interrupções na navegação.


A Aria oferece resumo instantâneo de páginas, identificação de fontes de links e produz consultas contextuais de forma personalizada. “Isso garante que as pessoas possam contar com a Aria para produzir e criar, seja na rua ou dentro de casa”, diz o comunicado da Opera.

A IA também tem a opção de “Geração de Imagens” para criar projetos visuais e “Compreensão de Imagens”, que analisa imagens e fornece insights ou edições. 

ícone do opera sendo apertado em celular
IA Aria oferece resumo instantâneo de páginas (Imagem: Pavel105 / Shutterstock.com)

Esse último recurso está limitado a cinco por dia para usuários não conectados. Logado, sobe para 30 imagens e desbloqueia benefícios, como o salvamento do histórico de conversas.

Leia Mais:

Nova ferramenta

A atualização para iOS também traz um novo recurso: widgets personalizáveis para a tela inicial, que criam atalhos diretamente na tela inicial do iPhone.

Para configurar, basta pressionar e segurar o ícone do Opera na tela inicial. É possível criar widgets que funcionam como atalhos para a Aria ou a busca, além de opções para abrir uma nova aba ou entrar no Modo Privado.

“Essas adições aceleram a navegação diária ao oferecer acesso rápido, com um toque, aos recursos que mais importam.”

opera2 1Milhao Internet
Navegador registrou crescimento de 33% na União Europeia (Imagem: Opera/Divulgação)

Navegador em crescimento

O navegador para iPhone continua com um crescimento significativo, segundo a Opera, especialmente após as atualizações mais recentes da plataforma.


Houve um aumento mês a mês de 33% no número de novos usuários na União Europeia e de 31% globalmente, de acordo com a empresa norueguesa.


Bruna Barone

Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero