Ferramenta chamada Echo vai auxiliar em edição de textos e resumo de informações; será proibido usá-la para redigir artigos

ny times
Imagem: Stas Malyarevsky / Shutterstock

Compartilhe esta matéria

O New York Times anunciou a aprovação de ferramentas de inteligência artificial (IA) para sua equipe editorial, com o objetivo de auxiliar na edição de textos, resumo de informações, codificação e escrita. As informações são do site Semafor.

A empresa introduziu uma ferramenta interna chamada Echo, que será usada para resumir artigos e outras atividades, além de fornecer treinamento sobre IA para a equipe de produtos e editorial.

O uso de IA será restrito a funções como sugestões de edições, resumos, textos para redes sociais e manchetes de SEO, com diretrizes claras sobre como essas ferramentas devem ser aplicadas.

Leia mais:

Fachada do prédio do The New York Times
Ferramenta de IA vai auxiliar profissionais no jornal americano (Imagem: Osugi//Shutterstock)

Haverá limites para o uso da IA no veículo

  • Apesar das inovações, a IA não será permitida para redigir ou alterar substancialmente artigos, contornar paywalls ou usar material protegido por direitos autorais sem a devida atribuição.
  • O Times reafirma seu compromisso de que todo o jornalismo seja escrito e editado por jornalistas humanos, com a IA atuando apenas como uma ferramenta auxiliar.
  • Além do Echo, outras ferramentas de IA aprovadas incluem o GitHub Copilot, o Google Vertex AI e produtos da OpenAI e Amazon.

A introdução dessas ferramentas ocorre enquanto o Times enfrenta uma disputa legal com a OpenAI e a Microsoft, alegando que seu conteúdo foi utilizado sem permissão para treinar o ChatGPT. Muitas outras publicações também estão incorporando IA em suas redações de maneiras variadas.


chatgpt
O New York Times garante não será permitido o uso da ferramenta de IA em sua redação para funções que ferem a ética jornalística – Imagem: Matthew Nichols1 / Shutterstock.com


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo

Redator(a)



Ana Luiza Figueiredo no LinkedIn

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.