Um modelo criado na Austrália pode ajudar radiologistas a diagnosticar com precisão casos de pneumonia, Covid-19 e outras doenças pulmonares a partir de inteligência artificial. 

A ferramenta foi treinada a partir de dados coletados em ultrassom e identifica padrões de doenças que afetam os pulmões ao longo do tempo. A IA acertou 97% dos diagnósticos após passar por verificações de profissionais médicos.

O estudo foi conduzido na Universidade Charles Darwin da Austrália (CDU) e na Universidade Internacional Unida e da Universidade Católica Australiana.

“Este modelo ajuda os médicos a diagnosticar doenças pulmonares de forma rápida e precisa, apoia sua tomada de decisão, economiza tempo e serve como uma valiosa ferramenta de treinamento”, disse a coautora e professora associada adjunta da CDU, Niusha Shafiabady.

Captura de tela 2025 01 24 130532 1Milhao Internet
Tecnologia usa IA explicável para aumentar confiabilidade (Imagem: CDU/Divulgação)

Leia Mais:

Tecnologia como aliada

A tecnologia usa IA explicável, um método que permite que usuários humanos entendam e confiem nos resultados criados por algoritmos de aprendizado de máquina.

“O modelo se baseia em uma técnica que mostra aos radiologistas por que tomou certas decisões, tornando mais fácil para eles confiar e entender os resultados”, afirmou Shafiabady.

Os testes combinaram dois tipos de IA: rede neural convolucional (CNN), que identifica padrões em imagens e quadros; e modelo de memória de curto prazo (LSTM), que analisa os dados em um período de tempo, excluindo dados considerados irrelevantes.

Captura de tela 2025 01 24 130548 1Milhao Internet
Modelo híbrido de IA foi nomeado de TD-CNNLSTM-LungNet (Imagem: CDU/Divulgação)

O novo modelo híbrido foi nomeado de TD-CNNLSTM-LungNet, e superou as ferramentas de diagnóstico de IA existentes, que atualmente pontuam em torno de 90-92%, de acordo com o site New Atlas.


Agora, os pesquisadores pretendem treinar a IA para identificar mais doenças, como tuberculose, pulmão negro, asma, câncer, doença pulmonar crônica e fibrose pulmonar. Além disso, a ferramenta pode ser adaptada para avaliar outras imagens, como tomografias computadorizadas e raios X.