Objetivo da IA é reduzir as possíveis confusões criadas por uma conversa com alguém que tem um sotaque diferente

Voz IA
Imagem: peterschreiber.media/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

A Krisp, empresa conhecida por seu aplicativo de cancelamento de ruído, está lançando uma nova ferramenta de inteligência artificial. O recurso promete converter o sotaque do usuário para o inglês americano em tempo real.

A novidade foi chamada de AI Accent Conversion. Ela foi incluída no aplicativo de desktop já existente e atua usando um microfone virtual para modificar o som da voz em apps de videoconferência como Zoom, Microsoft Teams, Google Meet e Webex.

Uso da IA em conversas é imperceptível

  • O AI Accent Conversion pode converter o sotaque de alguém com uma latência de 200 ms.
  • Isso significa que o atraso é imperceptível nas conversas.
  • Uma demonstração do recurso foi compartilhada pela empresa.
  • Segundo a The Verge, a ferramenta realmente funciona, mas o som criado soa “um pouco robótico”.
  • A IA suporta mais de 17 dialetos indianos, mas a Krisp diz que planeja adicionar outros sotaques no futuro.
  • A tecnologia pode ser utiliza de forma gratuita em versão beta por até 60 minutos por dia.
  • Há também um plano de uso ilimitado que custa US$ 15 por mês.

Veja a ferramenta em ação:

Leia mais


Não se trata de preconceito, afirma a empresa

A Krisp lançou a ferramenta pela primeira vez para agências de call center antes. A ideia era deixar o atendimento mais claro, reduzindo as possíveis confusões criadas por uma conversa com alguém que tem um forte sotaque.

Arto Minasyan, cofundador e presidente da empresa, destacou que “não se trata de preconceito – é simplesmente uma realidade de comunicação”. Ele ainda destacou que em reuniões de ritmo acelerado, mesmo pequenos mal-entendidos podem retardar as decisões, causar repetição e reduzir a eficiência geral.

Copia de Template print de duas telas 16 1Milhao Internet
Recurso pode facilitar comunicação em reunião realizadas de forma remota, por exemplo (Imagem: LinkedIn Sales Solutions/Unsplash)

Recursos semelhantes também já foram lançados. A empresa de call center Teleperformance SE, por exemplo, disponibilizou uma ferramenta baseada em IA que “suaviza” o sotaque dos trabalhadores indianos.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital


Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.