O Claude agora pode realizar buscas diretamente na internet, aprimorando suas respostas com dados atualizados e citações de fontes

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Claude é o assistente de IA da Anthropic (Imagem: gguy/Shutterstock)

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A Anthropic, empresa desenvolvedora que atua na área de inteligência artificial, implementou uma significativa atualização no Claude. Agora, o chatbot possui a capacidade de realizar buscas diretamente na internet, aprimorando suas respostas com dados atualizados e citações de fontes online.

A novidade, anunciada na quarta-feira (20), visa fornecer aos usuários informações mais precisas e em tempo real.

Busca na web do Claude apresenta informações atualizadas e citações de fontes

A nova ferramenta de busca permite que o Claude acesse eventos e informações recentes, possibilitando a entrega de respostas mais precisas e com dados atualizados provenientes de diversas fontes online, como jornais e comunicados de empresas.

Essa funcionalidade alinha o Claude a outros chatbots concorrentes, como ChatGPT e Gemini, que já oferecem recursos semelhantes.

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Recurso de busca na web do Claude encontra-se em fase de pré-visualização. (Imagem: Anthropic)

Por enquanto, o recurso de busca na web encontra-se em fase de pré-visualização, inicialmente disponibilizado apenas para assinantes dos planos pagos do Claude nos Estados Unidos. A Anthropic planeja expandir o acesso a outros países e incluir os usuários da versão gratuita em um futuro próximo.


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Vale mencionar que a versão básica do Claude, disponível no Brasil, ainda enfrenta dificuldades em fornecer informações atuais. O modelo Claude 3.7 Sonnet indica que seu conhecimento se limita até outubro de 2024.

Com a integração da busca na web, o chatbot supera essa limitação, oferecendo respostas mais precisas e atualizadas. Além disso, as respostas incluem citações das fontes utilizadas, permitindo que os usuários verifiquem a veracidade das informações.


Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.