Os deputados da Europa, representantes da Comissão Europeia do Parlamento, pediram publicamente o fim das criptomoedas no velho continente.

Vale lembrar que nos EUA, na última quinta-feira (23), o novo presidente Donald Trump anunciou uma ordem executiva favorável às criptomoedas e bitcoin.

Assim, caso a Europa feche de vez suas fronteiras regulatórias, o mercado deve migrar para outras regiões favoráveis. O caso ainda não é conclusivo.

Parlamento da Europa pede a Comissão Europeia mais regulação, podendo traçar o fim das criptomoedas e bitcoin na região

Alta regulação governamental sobre um determinado tema, principalmente quando envolve inovações, podem acabar com um setor emergente. Com poucos anos de funcionamento e ainda com a maioria da população mundial alheia ao tema, às criptomoedas surgem no mundo como uma opção aos bancos.

🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.

Desde que o bitcoin apareceu em 2009, com discursos libertários e de independência financeira, vários governos já tentaram sufocar a criação. Contudo, como uma tecnologia descentralizada ele sobreviveu e deve sobreviver enquanto ainda tiver apoiadores no mundo.

Mas no que depender de deputados do Parlamento Europeu, este mercado das criptomoedas precisa de mais regulação para proteção dos investidores. De acordo com informações publicadas pela Europa Press, o Comissário Europeu para os Assuntos Internos e Migrações, Magnus Brunner, confirmou o pedido.

Durante seu discurso, o político austríaco destacou que a UE tem regulamentos pioneiros para a regulação dos mercados cripto, como o regulamento MiCA, por exemplo. Contudo, ele entende que o tema merece mais atenção com a alta recente provocada pelo segundo mandato de Donald Trump.

Reserva de Bitcoin nos Estados Unidos carece de uma regulação internacional

Outro Eurodeputado a tratar com fúria a atitude de Donald Trump ao criar sua reserva de Bitcoin é o alemão Markus Ferber. De acordo com apuração do Livecoins, ele cravou em sua conta no X que a regulação deve ocorrer com o “mais tardar agora”.

“Na verdade, há muito que era necessário, precisamos de um quadro regulamentar internacional com padrões mínimos, o mais tardar agora – com o entusiasmo de Trump pelas criptomoedas. A UE sabe como fazê-lo (regulamento MiCA) e deve agir com confiança.”.

Vale o destaque que a Regulação MiCA já atrapalha várias empresas de criptomoedas que operavam na região, visto que impôs duras regras para registros. Ou seja, caso a Europa decida sufocar ainda mais o mercado, pode indicar o fim das criptomoedas entre sua população.

Nos últimos anos, apenas governos autoritários lutaram contra às criptomoedas, como a China. Ou seja, ainda não está claro o que os europeus terão de enfrentar, mas tudo indica que frear às criptomoedas é uma luta contra a liberdade financeira.