Com foco em velocidade e acessibilidade, novo recurso oferece relatórios detalhados para profissionais de diversas áreas

Logo da Perplexity AI
Pesquisa aprofundada vai competir com mesmo sistema usado por rivais (Imagem: Perplexity)

Compartilhe esta matéria

A Perplexity lançou, na sexta-feira (14) sua própria ferramenta de pesquisa aprofundada, chamada Deep Research, seguindo os passos de Google e OpenAI, que já haviam introduzido recursos semelhantes.

O objetivo do Deep Research é fornecer respostas detalhadas e com fontes confiáveis para profissionais de áreas, como finanças, marketing e pesquisa de produtos.

O recurso está disponível, atualmente, na web, com planos de expansão para aplicativos no Mac, iOS e Android. Ao selecionar Deep Research na plataforma, o usuário recebe relatório detalhado, que pode ser exportado como PDF ou compartilhado.

A ferramenta realiza pesquisa iterativa, refinando suas respostas conforme aprende mais sobre o assunto ao ler documentos e raciocinar.

perplexity
Nova ferramenta de pesquisa da Perplexity desafia concorrentes, como OpenAI e Google (Imagem: gguy/Shutterstock)

Leia mais:


Desempenho de ferramenta da Perplexity é melhor que o de concorrentes

  • O desempenho do Deep Research da Perplexity superou outros modelos em testes de benchmarking, como o Gemini Thinking, do Google, e o GPT-4, da OpenAI, embora não tenha igualado o desempenho do Deep Research versão OpenAI;
  • A Perplexity oferece o recurso gratuitamente, com limitações de consultas diárias para não-assinantes, enquanto assinantes pagantes têm acesso ilimitado;
  • A Perplexity destaca a rapidez de seu modelo, com a maioria das tarefas sendo concluídas em menos de três minutos.

A empresa também comparou seu produto com os de concorrentes, ressaltando que sua ferramenta se destaca pela velocidade e acessibilidade para pesquisadores casuais, enquanto a OpenAI oferece análise mais profunda e o Google se integra melhor com sistemas produtivos existentes.

perplexity
Recurso de pesquisa aprofundada da Perplexity está disponível na web e, em breve, deverá receber versões em aplicativo para Mac, iOS e Android (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.


Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.