Chinesa Pudu Robotics criou um robô-centauro com braços e rodas que pode realizar tarefas autônomas em escritórios, hotéis e restaurantes


Tudo sobre Inteligência Artificial
A chinesa Pudu Robotics anunciou um novo robô-centauro com braços, rodas e um “rosto” simpático. Chamado de FlashBot Arm, o modelo semi-humanoide de inteligência artificial foi criado para realizar tarefas autônomas em ambientes como escritórios, hotéis e restaurantes, entregando “experiências de serviço inteligente sem precedentes”, como descreve a empresa.
Entenda:
- O FlashBot Arm, robô semi-humanoide, realiza tarefas autônomas em ambientes como escritórios, hotéis e restaurantes;
- Criada pela chinesa Pudu Robotics, a novidade é formada por dois braços articulados, um torso quadrado sobre rodas e uma tela de 10,1 polegadas sensível ao toque;
- O robô-centauro também conta com microfone, alto-falante e um sistema de IA para interações básicas com humanos;
- Com uma carga de quatro horas, a bateria pode chegar a até oito horas de duração;
- Preço e disponibilidade do FlashBot Arm ainda não foram divulgados.

Basicamente, o FlashBot Arm é a versão com braços articulados do FlashBot Max, robô de entregas da Pudu.
Além disso, a novidade também conta com uma tela de 10,1 polegadas sensível ao toque que, combinada a um conjunto de microfone e alto-falante, permite que o robô-centauro interaja com humanos de forma básica usando um sistema de IA.
Leia mais:
FlashBot Arm: robô-centauro transporta objetos e cria mapas 3D
O robô-centauro de 15 kg conta com um par de braços com três articulações e sete graus de liberdade cada, e mãos de 11 graus de liberdade. Com isso, a empresa diz que o FlashBot Arm pode pegar e carregar objetos – que são transportados em um compartimento no “torso” do robô –, pressionar botões e usar cartões-chave com um alcance operacional de até 2 metros.

Ainda, usando sensores e câmeras, o robozinho camareiro pode gerar mapas 3D do ambiente ao seu redor para evitar obstáculos enquanto realiza suas tarefas. Com uma carga de quatro horas, a bateria do FlashBot Arm pode chegar a até oito horas de duração, dependendo do peso das cargas. O robô-centauro pode ser visto em ação no vídeo abaixo:
Por enquanto, a Pudu ainda não divulgou informações sobre preço e disponibilidade do FlashBot Arm.

Colaboração para o Olhar Digital
Ana Julia Pilato é colaboradora do Olhar Digital

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.
Leave a Comment