A empresa prometeu focar em tecnologias mais avançadas e garantir que as demandas futuras do mercado sejam atendidas
Tudo sobre Inteligência Artificial
Tudo sobre Samsung
Mais um capítulo da crise da Samsung. A empresa anunciou uma redução significativa nos investimentos em sua divisão de fundição de chips para 2025. O orçamento previsto passou de US$ 6,9 bilhões para US$ 3,4 bilhões, um corte de mais de 50%.
Esta realidade já era esperada. Durante a apresentação dos resultados do terceiro trimestre de 2024, em outubro do ano passado, a companhia sul-coreana havia indicado que adotaria uma abordagem mais conservadora.
Foco em tecnologias da próxima geração
O corte nos investimentos faz parte de um novo plano de ação da Samsung. De acordo com a empresa, a decisão visa aperfeiçoar as tecnologias mais avançadas para garantir que a companhia atenda às demandas futuras do mercado.
A principal razão para a redução dos aportes em fabricação de chips é a queda nas encomendas dos clientes. A Samsung Foundry tem enfrentado problemas com baixas taxas de rendimento e atrasos em processos avançados, o que prejudicou sua capacidade de atrair grandes clientes e garantir grandes encomendas.
A situação foi agravada pelos problemas de produção com a tecnologia de 3nm GAA (Gate-All-Around) de segunda geração. Relatórios da indústria sugerem que as taxas de rendimento podem ter sido de menos de 20%, levando a empresa a reconsiderar sua abordagem.
Essas movimentações indicam que a Samsung está apostando em tecnologias da próxima geração. O foco deve ser em litografias de 2nm e 1,4nm, o que pode atrair clientes de alto perfil que buscam os chips mais avançados para aplicações em inteligência artificial, smartphones e outros dispositivos. No entanto, analistas temem que a gigante sul-coreana fique para trás e não consiga acompanhar os rivais do setor no futuro.
Leia mais
Empresa vive momento delicado
- No final do ano passado, a Samsung divulgou um pedido de desculpas público aos seus clientes, investidores e funcionários.
- O comunicado assinado pelo vice-presidente Jun Young-hyun afirma que “muitas pessoas estão falando sobre a crise da Samsung” e assume a responsabilidade por tudo o que está acontecendo.
- O texto destaca que o cenário desperta dúvidas sobre a “competitividade tecnológica fundamental e o futuro da empresa”.
- No entanto, lembra que a companhia tem um histórico de desafios, inovação e superação que sempre transformou crises em oportunidades.
- Por isso, acredita que a “grave situação” enfrentada atualmente é “uma oportunidade para um salto em frente”.
- O comunicado ressalta que a empresa se compromete em restaurar a competitividade fundamental da tecnologia.
- Além disso, promete “reacender a paixão única de ser destemidamente pioneiros no futuro e nos agarrar aos objetivos até o fim e alcançá-los”.
- Por fim, diz que a cultura organizacional e os métodos de trabalho serão analisados e as eventuais falhas serão corrigidas.
Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital
Leave a Comment