A Sony, criadora do PlayStation e outros dispositivos eletrônicos, lançou uma blockchain de segunda camada para o Ethereum nesta segunda-feira (13). Chamado Soneium, o projeto tem como foco o setor de entretenimento, no qual a marca possui vasta experiência.

No entanto, o lançamento do projeto não agradou a todos. Nas redes sociais, algumas pessoas apontaram que a Sony estaria bloqueando memecoins em sua rede, causando prejuízos de centenas de milhares de dólares.

Dado isso, a decisão mostra que a Soneium será diferente de outras redes, permitindo apenas determinados conteúdos. Embora isso não seja habitual, a postura vai de encontro com a política da Sony.

Sony lança solução de segunda camada para o Ethereum

Devido à popularidade das criptomoedas, muitas empresas estão tentando entender essa nova tecnologia e se posicionar no mercado. No caso da Sony, a empresa já havia anunciado a Soneium em agosto do ano passado.

🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.

Agora, a empresa anunciou o lançamento oficial de sua rede, que funcionará como uma solução de segunda camada para o Ethereum.

“Hoje é o dia. A mainnet da Soneium está no ar.”

“Lançada pela Sony Block Solutions Labs (Sony BSL), uma empresa do grupo Sony, a Soneium é uma blockchain de Layer 2 que capacita criadores, fãs e comunidades a proteger seus direitos, conectar-se globalmente e construir uma internet aberta que transcende fronteiras”, aponta o anúncio.

Em seu site, a Sony diz ter selecionado 32 projetos, de 1.700 aplicações, previamente, apontando para o sucesso de seus testes.

A ideia da rede é criar uma solução para conectar criadores e fãs, permitindo um fluxo de dinheiro mais direto entre eles para fomentar o trabalho de artistas. Dado isso, os NFTs são um destaque neste lançamento.

Comunidade critica Sony, afirmando que empresa bloqueou memecoins

O setor de criptomoedas é famoso por sua liberdade, sendo possível encontrar diversos tokens que violam direitos autorais e outras leis. No entanto, a Sony parece estar focada em combater essa prática em sua rede.

Nas redes sociais, diversos usuários lamentaram que a Sony esteja bloqueando memecoins na Soneium. Uma delas é a “PS2”, nome que faz alusão ao PlayStation 2, um dos consoles de maior sucesso da Sony. Alguns argumentam que esse bloqueio causou prejuízos de centenas de milhares de dólares.

“A nova L2 da Sony na Ethereum está ativamente colocando memecoins que eles não gostam em uma lista negra, zerando instantaneamente as posições de todos.”

“O que te faz pensar que outras L2s centralizadas não fariam o mesmo se a situação apertar? Não tome suas liberdades como garantidas”, comentou um usuário.


“A Soneium aplicou um “puxão de tapete” nos usuários, tirando mais de US$ 100.000 em ETH no dia do lançamento. Nunca vi nada parecido.”

“Quer ser uma blockchain permissionada? Tudo bem”, comentou outro. “Em vez de colocar os desenvolvedores em uma lista de permissões, eles optaram por congelar os contratos (efetivamente dando um golpe nos usuários). Lançamento incrível!”

Seguindo, o usuário acima também compartilhou uma captura de tela de um dos desenvolvedores da Soneium dando risada após um usuário se identificar como “advogado de blockchain”.

Por fim, a recomendação é que investidores não comprem memecoins na rede Soneium caso não queiram correr esse risco. Fora isso, será interessante ver os resultados dessa escolha da Sony em um ambiente tão aberto.