Tudo sobre Estados Unidos
Tudo sobre Inteligência Artificial
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que tarifas sobre chips de computador estrangeiros, semicondutores e produtos farmacêuticos estão por vir “em breve”. A fala ocorreu durante discurso na House GOP Issues Conference realizada no Trump National Doral Resort, em Miami, na segunda-feira (28).
Trump chamou de “ridículos” os US$ 52 bilhões em subsídios do Chips Act, aprovados durante o governo de Joe Biden. O raciocínio (leia-se: aposta) do republicano é o seguinte: as empresas construirão fábricas nos Estados Unidos para evitar impostos mais altos.
Trump aposta que empresas vão querer produzir nos Estados Unidos para evitar tarifas
No discurso, Trump disse que, para trazer a produção desses bens de volta para os EUA, “não queremos dar bilhões de dólares como esse programa ridículo do Biden”. Em vez disso, o incentivo para os fabricantes será: “eles não vão querer pagar imposto”, conforme reportado pelo The Verge.
- O presidente dos EUA também disse que “teremos mais fábricas construídas no próximo curto período de tempo do que nunca antes, porque o incentivo estará lá”;
- Em comentários para a imprensa, Trump disse que queria uma tarifa “muito maior” do que 2,5%, segundo a Bloomberg;
- Trump não entrou em detalhes sobre o que pode acontecer com os $52 bilhões em subsídios do Chips Act.
Em 2024, o Departamento de Comércio disse que, até então, havia “anunciado mais de US$ 30 bilhões em investimentos privados do Chips Act, abrangendo 23 projetos em 15 estados”, com 16 novas instalações de fabricação em andamento, apontou o site de tecnologia.
Um relatório da Consumer Technology Association (CTA) elaborado no mesmo ano apontou que as tarifas propostas por Trump poderiam aumentar os preços de laptops e tablets em 46%, consoles de videogame em 40% e smartphones em 26% (saiba mais nesta matéria do Olhar Digital).
Leia mais:
Boom da DeepSeek
No mesmo discurso, Trump avaliou o boom recente da DeepSeek, startup de inteligência artificial (IA) chinesa, como positivo. “(…) Desenvolver um método mais rápido de IA e mais barato, isso é bom. Eu vejo isso como algo positivo, se for um fato e for verdade, e ninguém sabe (…)”.
- Contexto: A DeepSeek diz ter desenvolvido um modelo de IA tão bom quanto os de rivais estadunidenses (ChatGPT, por exemplo) gastando muito menos;
- Primeiras impressões atestaram que o DeepSeek R1, modelo da startup, não fica tão atrás dos seus concorrentes, como o GPT-4, da OpenAI (saiba mais nesta matéria do Olhar Digital).
O presidente também disse que o desenvolvimento do modelo de IA da DeepSeek deve servir de alerta para empresas estadunidenses. Segundo Trump, o boom reforça que companhias dos EUA precisam estar “muito concentradas em competir para vencer”. A corrida continua.
Leave a Comment