A segunda maior stablecoin do mercado, a USDC (USDC), apresentou na última quinta-feira (23) um novo recurso para o pagamento de taxas de envio em transações de usuários.

Esta novidade é a Circle Paymaster, que simplifica os pagamentos com stablecoins, permitindo que os usuários paguem as taxas de gás em USDC. No entanto, a novidade está disponível apenas nas blockchains Arbitrum e Base.

De qualquer forma, o Paymaster permite que os desenvolvedores removam a necessidade de tokens nativos como ETH e proporcionem aos usuários uma experiência de transação sem atritos.

Circle deverá manter stablecoins disponíveis para pagamento de taxas

Construído com foco na escalabilidade, o Paymaster chega com a promessa de manter uma liquidez suficiente de tokens nativos com reequilíbrio automático para garantir operações suaves e processamento rápido de transações.

🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.

Usuários que possuem o USDC antes desta solução mantinham suas moedas em uma blockchain, seja em Ethereum, BSC, ou outra mais. Assim, para enviar as suas stablecoins, precisavam ainda ter os tokens nativos de cada rede, como Ether (ETH) ou BNB, por exemplo.

O Paymaster busca então simplificar as transações em USDC ao remover a necessidade de tokens nativos. Nesse processo, (1) o usuário inicia a transação, (2) o Paymaster recebe USDC e cuida de pagar os tokens nativos para a blockchain, e (3) o destinatário recebe o pagamento em USDC de forma contínua.

Ou seja, um comerciante comum que deseja aceitar USDC agora não precisa ter outros tokens além da própria stablecoin.

Pagamento de taxas em USDC entre blockchains

A Circle anunciou que este é o início de sua nova solução, que já está com código aberto para que desenvolvedores integrem seus produtos com a solução.

Nos próximos meses, a equipe espera expandir os pagamentos em USDC para Solana, Ethereum e Polygon, ampliando a gama de blockchains disponíveis com o Paymaster.

Além disso, a Circle está empenhada em permitir o pagamento de taxas com USDC até para movimentações entre diferentes blockchains. Assim, caso um usuário queira mover seu USDC da BSC para ETH, ele paga a taxa com a própria stablecoin.

A solução ainda está em fase inicial, mas mostra que as stablecoins seguem inovando no mercado financeiro.


Stablecoins provendo adoção a novos investidores

As criptomoedas estáveis, as chamadas stablecoins, seguem crescendo em adoção popular por ter um valor similar ao das moedas fiduciárias. No caso da USDC, cada unidade da moeda tende a ter o mesmo preço que 1 Dólar.

Para manter tal paridade, a Circle, empresa responsável pela emissão da moeda, mantém uma reserva de valor e busca manter os registros transparentes para seus parceiros.

No Brasil e vários outros países as stablecoins já são as moedas mais negociadas em corretoras, mostrando uma grande adoção de novos investidores.